sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Trilha da Caça Ecológica

1 Objetivos: localizar objetos, situações e seres vivos no arroio, desenvolvendo o hábito de apreciar sem causar danos ao ambiente natural e sensibilizar-se a respeito das coisas erradas que o ser humano faz para a natureza.

2 Material: distribuir aos alunos uma lista de coisas que devem ser observadas e posteriormente assinaladas.

3 Tempo: em métia 50 minutos.

4 Número de participantes: de 10 a 30 pessoas.

5 Público alvo: crianças, pré-alolescentes, adolescentes e adultos.

6 Formação: livres para percorrerem uma trilha já pré-determinada.

7 Procedimento: os alunos recebem uma relação de elementos que devem localizar e observar no arroio (Ver imagem). Os mesmos percorrerão uma área pré-determinada, buscando visualizar o maior número possível de itens relacionados na lista (Ver imagem). Ao final, os alunos se reuniram para fazer a conferência dos itens localizados e não localizados, bem como o reconhecimento do local onde foram avistados. É combinado com os alunos que não podem arrancar, retirar ou pegar os materiais citados. A seguir listo os itens que devem ser caçados no arroio.

a) ( ) Local:____________________ Um pneu dentro do arroio.
b) ( ) Local:____________________ Uma planta que demonstre que um inseto a visitou.
c) ( ) Local:____________________ Um garrafa plástica boiando na água.
d) ( ) Local:____________________ Um indício de erosão nas margens do arroio.
e) ( ) Local:____________________ Espuma na superfície da água do arroio.
f) ( ) Local:____________________ Um animal camuflado nas margens do arroio.
g) ( ) Local:____________________ Um inseto polinizando uma flor às margens do arroio.
h) ( ) Local:____________________ Plantas aquáticas no fundo da água do arroio.
i) ( ) Local:____________________ Um tronco em decomposição nas margens do arroio.
j) ( ) Local:____________________ Um animal bebendo a água do arroio.

8 Autoavaliação: após o desenvolvimento da atividade, convidei os alunos para avaliarem sua contribuição no aprendizado dos mesmos, os aspectos negativos e o processo de consenso, conforme modelo sugerido abaixo .

a) Qual foi a contribuição da atividade de hoje no meu processo de aprendizagem?
b) Que momento da atividade eu destacaria como negativo?
c) No momento em que eu participava das atividades, como foi o processo para o consenso?
( ) Muito difícil. ( ) Não muito difícil. ( ) Fácil. ( ) Muito fácil.
Justifique.
d) Considerando a minha participação na atividade, que nota eu acredito que mereço (de 1 à 10)? Por quê?

9 Refletindo: com este jogo, pude verificar com os alunos a importância do arroio, já que ele é fonte de vida. Suas águas são essenciais na nossa vida, na alimentação, na higiene, na alimentação, no trabalho, além de outras utilidades. Um arroio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um arroio ser assim, é preciso que não se jogue lixo nem esgoto diretamente nele. Pude questionar com os alunos o que é um arroio poluído, desde a introdução de materiais químicos, físicos e/ou biológicos que afetam a sua qualidade. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.

Divulgação no Jornal Correio do Povo

ANO 115 Nº 27 - PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2009

Prêmio Ecopet: gaúcho é finalista



Crianças de Novo Hamburgo brincam com garrafas plásticas

Crédito: DIVULGAÇÃO / CP

O projeto de educação ambiental desenvolvido pelo professor gaúcho MarloLuis Lucchini é um dos finalistas do 10º Prêmio Ecopet, da Associação Brasileira da Indústria do Pet. Ele ensina crianças de Novo Hamburgo a transformar garrafas plásticas em brincadeiras.

O projeto "Ecorrecreação: com as garrafas PET se aprende brincando" iniciou em 2008 e envolve os 400 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Quitéria. As aulas de educação física passaram a abordar questões ecológicas. Os alunos utilizam as garrafas até em novas modalidades esportivas, como o Petbol, no qual as raquetes tradicionais de tênis são substituídas pelas de plástico.

Defesa de dissertação do Mestrado

ECORRECREAÇÃO:

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

LÚDICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS

            Dissertação apresentada para a banca examinadora do curso em Pós-graduação Stricto Sensu do Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE, como exigência parcial para a obtenção do titulo de Mestre em Educação, sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Colling.



Banca e orientadoras.


RESUMO

                    Esta dissertação tem como principais objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Na construção do referencial teórico, são apresentadas as principais teorias sobre o currículo tradicional, oculto e pós-crítico, bem como, o lúdico nas diferentes áreas de conhecimento, desde as teorias clássicas, passando pelas que relacionam o lúdico à educação, até as psicológicas e psicanalíticas. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino fundamental de Novo Hamburgo/RS. Foram objetos de estudo cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras investigadas não reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.

Palavras-chave: Currículo. Lúdico. Ciências Naturais. Ecorrecreação.



Família prestigiando a defesa da dissertação.



              “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver crianças sem escola, mais triste ainda é vê-las sentadas, tolhidas e enfileiradas em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem crítico e transformador de uma sociedade.”
                                                   Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Imagens do Prêmio EcoPET 2009

Apresentação do projeto:



Premiação:



Ecorrecreação: com PET se aprende brincando

Projeto ganha prêmio Nacional: Prêmio EcoPET 2009
Ecorrecreação: com PET se aprende brincando

             As embalagens PET vieram para ficar, tendo como princípio a produção, o uso e a reciclagem. Desde a sua invenção, a ideia era de um produto totalmente reciclável. Atualmente, em nossa sociedade, o uso do PET vem crescendo a cada ano, mas somente a metade é reciclada (2007 – 53,5%), o que nos preocupa sobre o seu destino, visto que ele não é biodegradável. Neste sentido, o Projeto Ecorrecreação, desenvolvido nas aulas de Educação Física, da EMEF Maria Quitéria de Novo Hamburgo/RS, traz a sua contribuição para modificar esta realidade. O Projeto é realizado desde 2008 com base numa proposta metodológica lúdica de ensino, com o objetivo de refletir sobre os problemas e soluções do uso inteligente do PET, através da recreação, do brincar, do jogo e do esporte, envolvendo a comunidade escolar na busca de alternativas corretamente ecológicas.


            Diversificando e descentralizando as ações educativas, através de um ensino contextualizado, participativo, interessante, alegre e útil, possibilito aos alunos, através das atividades lúdicas, a superação das suas próprias dificuldades e do desenvolvimento de potencialidades no exercício da cidadania. A aprendizagem resultante das brincadeiras ou dos jogos é uma experiência que dificilmente cai no esquecimento. O Projeto é desenvolvido no ano letivo, em que utilizo metodologicamente a estratégia da ação-reflexão-ação, no sentido questionador, sendo entendida como o pensar para o fazer, construindo brinquedos e jogos. Além da preservação e do cuidado com a natureza, é oportunidade dada para desenvolver a criatividade e o pensamento crítico em relação ao desperdício e à poluição.


           O Projeto tem como público-alvo o município de Novo Hamburgo/RS, situado no Vale do Rio dos Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, conhecida como a “Capital Nacional do Calçado”, tendo uma população de 256.000 habitantes. A área abrangida é o Bairro Roselândia, cujo nome é devido ao plantio de rosas que havia nestas terras no passado; com isso muitas ruas têm o nome de espécies de rosas. O perfil sócio-econômico das famílias dos alunos da escola é baixo, sendo que há emprego, na sua maioria, com algum integrante da casa desempregado. Participam na Ecorrecreação professores, funcionários, alunos e seus responsáveis, e que foram beneficiados diretamente 475 alunos e 25 professores, totalizando o envolvimento de 1.500 pessoas da comunidade escolar.



              O Projeto tem como público-alvo o município de Novo Hamburgo/RS, situado no Vale do Rio dos Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, conhecida como a “Capital Nacional do Calçado”, tendo uma população de 256.000 habitantes. A área abrangida é o Bairro Roselândia, cujo nome é devido ao plantio de rosas que havia nestas terras no passado; com isso muitas ruas têm o nome de espécies de rosas. O perfil sócio-econômico das famílias dos alunos da escola é baixo, sendo que há emprego, na sua maioria, com algum integrante da casa desempregado. Participam na Ecorrecreação professores, funcionários, alunos e seus responsáveis, e que foram beneficiados diretamente 475 alunos e 25 professores, totalizando o envolvimento de 1.500 pessoas da comunidade escolar.