terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ecogincana

1 Objetivos: promover a integração através de ações lúdicas, voltadas para o desenvolvimento da importância do cuidado com o ambiente através de desafios e tarefas.

1.1 Objetivo cognitivo: aprender solucionar problemas coletivamente.
1.2 Objetivo afetivo: compreender a importância da união para superar desafios.
1.3 Objetivo motor: de acordo com as provas da gincana.


2 Eixo temático: recursos tecnológicos.

3 Conteúdo: reaproveitamento de materiais.


4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: pré-adolescentes e adolescentes.

6 Número de participantes: ilimitado.

7 Material: diversos materiais (sucatas) conforme as tarefas e desafios propostos.

8 Tempo: de acordo com a proposta da gincana.

 9 Formação: através de equipes sem número determinado de participantes.


10 Procedimento: os alunos foram organizados em equipes, tendo como primeira tarefa a escolha do nome da mesma e um grito de guerra (devendo estar ligado ao tema ambiental da gincana), para desenvolver os desafios e tarefas. Os participantes recebem diferentes tarefas e atividades, como a criação de uma fantasia de materiais reciclados para apresentar em um desfile no último dia, elaboração de uma poesia com o tema: ¨Destino do mundo, preservação ambiental.¨, criar um mascote utilizando resíduos sólidos, organizar e cantar uma música que contenha a palavra ¨VIDA¨, montar uma maquete a partir de produtos reciclados que  aborde o tema ambiental da gincana, organizar uma caminhada ecológica no bairro da escola,  Caça Ecológica em ambientes naturais, construção de brinquedos e jogos a partir de sucatas, desafio das ecoestafetas (atividades de corridas de ida e volta em equipes com diferentes tarefas), resolução de enigmas e charadas de cunho ecológico etc. Durante a gincana os participantes recebem as tarefas e desafios em ordem numérica para cumprirem as mesmas. A gincana pode ocorrer durante a semana com o lançamento das tarefas e a sua culminância pode ser no último dia em que os alunos são desafiados para cumprirem as atividades propostas.Uma última tarefa é a confecção de um troféu a partir de materiais reutilizados (garrafas pet, latas, potes e embalagens), no final é realizado uma premiação simbólica em que cata equipe entrega o seu troféu para uma outra equipe participante.


11 Autoavaliação: Ao final seguem-se alguns comentários:
Como a equipe trabalhou para cumprir as tarefas e desafios?
Como foi a disputa entre as equipes?
O que faltou para melhorar o desempenho da equipe?
O que se destaca como positivo durante a gincana?

12 Reflexão: