sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Defesa de dissertação do Mestrado

ECORRECREAÇÃO:

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

LÚDICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS

            Dissertação apresentada para a banca examinadora do curso em Pós-graduação Stricto Sensu do Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE, como exigência parcial para a obtenção do titulo de Mestre em Educação, sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Colling.



Banca e orientadoras.


RESUMO

                    Esta dissertação tem como principais objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Na construção do referencial teórico, são apresentadas as principais teorias sobre o currículo tradicional, oculto e pós-crítico, bem como, o lúdico nas diferentes áreas de conhecimento, desde as teorias clássicas, passando pelas que relacionam o lúdico à educação, até as psicológicas e psicanalíticas. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino fundamental de Novo Hamburgo/RS. Foram objetos de estudo cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras investigadas não reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.

Palavras-chave: Currículo. Lúdico. Ciências Naturais. Ecorrecreação.



Família prestigiando a defesa da dissertação.



              “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver crianças sem escola, mais triste ainda é vê-las sentadas, tolhidas e enfileiradas em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem crítico e transformador de uma sociedade.”
                                                   Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.