sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Trilha da Caça Ecológica

1 Objetivos: localizar objetos, situações e seres vivos no arroio, desenvolvendo o hábito de apreciar sem causar danos ao ambiente natural e sensibilizar-se a respeito das coisas erradas que o ser humano faz para a natureza.

2 Material: distribuir aos alunos uma lista de coisas que devem ser observadas e posteriormente assinaladas.

3 Tempo: em métia 50 minutos.

4 Número de participantes: de 10 a 30 pessoas.

5 Público alvo: crianças, pré-alolescentes, adolescentes e adultos.

6 Formação: livres para percorrerem uma trilha já pré-determinada.

7 Procedimento: os alunos recebem uma relação de elementos que devem localizar e observar no arroio (Ver imagem). Os mesmos percorrerão uma área pré-determinada, buscando visualizar o maior número possível de itens relacionados na lista (Ver imagem). Ao final, os alunos se reuniram para fazer a conferência dos itens localizados e não localizados, bem como o reconhecimento do local onde foram avistados. É combinado com os alunos que não podem arrancar, retirar ou pegar os materiais citados. A seguir listo os itens que devem ser caçados no arroio.

a) ( ) Local:____________________ Um pneu dentro do arroio.
b) ( ) Local:____________________ Uma planta que demonstre que um inseto a visitou.
c) ( ) Local:____________________ Um garrafa plástica boiando na água.
d) ( ) Local:____________________ Um indício de erosão nas margens do arroio.
e) ( ) Local:____________________ Espuma na superfície da água do arroio.
f) ( ) Local:____________________ Um animal camuflado nas margens do arroio.
g) ( ) Local:____________________ Um inseto polinizando uma flor às margens do arroio.
h) ( ) Local:____________________ Plantas aquáticas no fundo da água do arroio.
i) ( ) Local:____________________ Um tronco em decomposição nas margens do arroio.
j) ( ) Local:____________________ Um animal bebendo a água do arroio.

8 Autoavaliação: após o desenvolvimento da atividade, convidei os alunos para avaliarem sua contribuição no aprendizado dos mesmos, os aspectos negativos e o processo de consenso, conforme modelo sugerido abaixo .

a) Qual foi a contribuição da atividade de hoje no meu processo de aprendizagem?
b) Que momento da atividade eu destacaria como negativo?
c) No momento em que eu participava das atividades, como foi o processo para o consenso?
( ) Muito difícil. ( ) Não muito difícil. ( ) Fácil. ( ) Muito fácil.
Justifique.
d) Considerando a minha participação na atividade, que nota eu acredito que mereço (de 1 à 10)? Por quê?

9 Refletindo: com este jogo, pude verificar com os alunos a importância do arroio, já que ele é fonte de vida. Suas águas são essenciais na nossa vida, na alimentação, na higiene, na alimentação, no trabalho, além de outras utilidades. Um arroio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um arroio ser assim, é preciso que não se jogue lixo nem esgoto diretamente nele. Pude questionar com os alunos o que é um arroio poluído, desde a introdução de materiais químicos, físicos e/ou biológicos que afetam a sua qualidade. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.

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