1 Objetivo: trabalhar as relações desarmônicas entre os seres vivos.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender o que é o predatismo.
1.2 Objetivo afetivo: entender a importância do predatismo na natureza.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade e a agilidade.
2 Eixo temático: vida e ambiente.
3 Conteúdo: associação desarmônica: predatismo.
4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).
5 Público alvo: pré-adolescente e adolescente.
6 Número de participantes: de 20 a 30 alunos.
7 Tempo: em torno de 25 minutos.
8 Material: sem uso de material específico.
9 Formação: no pátio ou em uma quadra desenhar quatro grandes círculos nos cantos da quadra e um grande círculo no meio da quadra. O predador deverá ficar no interior do círculo central e os outros alunos distribuídos nos outros círculos.
10 Procedimento: ao sinal do professor os alunos que estão nos pequenos círculos deverão procurar o próximo círculo, um de cada vez, após cada sinal os alunos trocam uma vez, sempre obedecendo o sentido horário. Os alunos que forem sendo pegos pelo predador deverão sair do jogo e aguardar até que todos forem pegos.
11 Autoavaliação: após a atividade solicitar aos alunos que escrevam em uma papeleta o que mais chamou atenção, indicando as aprendizagens e as descobertas, após recolher todos as resposta e sortear algumas para ler em voz alta e fazer uma autoavaliação do jogo no grande grupo.
12 Refletindo: após o jogo, o professor pode conversar com os alunos sobre o predatismo, explicando porque um consumidor mata outro organismo e o come. Pode-se explicar que normalmente o predador é maior que suas presas, o número de descendentes é menor que o de sua presa e a longevidade do predador é maior que a longevidade de sua presa. Pode-se dizer que o predador da brincadeira é o gambá que caça cobras, ou ainda, gaviões caçando preás, sapos que pegam insetos ou coruja que caça ratos.
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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Quem não se comunica, se trumbica
1 Objetivo: mostrar a importância da audição como forma de comunicação com o meio ambiente, muito desenvolvida nos animais e pouco utilizada por nós, seres humanos.
1.1 Objetivo cognitivo: compreender o mecanismo da audição nos animais.
1.2 Objetivo afetivo: verificar a importância da audição nos animais.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as capacidades perceptivas, principalmente a audição.
2 Eixo temático: vida e ambiente.
3 Conteúdo: audição dos animais.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
6 Número de participantes: de 15 a 30 alunos.
7 Tempo: em torno de 15 minutos
8 Material: cartões duplos de animais e vendas para os olhos dos participantes.
9 Formação: livres na área pré-determinada para a atividade.
10 Procedimento: cada participante recebe um cartão com o seu respectivo animal, juntamente com a sua venda. Os olhos serão vendados e mediante um sinal os participantes emitirão o som característico de seu animal e terá que encontrar seu par. Acaba quando todas as duplas se encontrarem.
11 Autoavaliação: após o jogo reúne-se os alunos passando-se à avaliação da atividade. É importante que cada aluno possa expressar livremente suas impressões.
12 Refletindo: após esta atividade pode-se conversar com os alunos sobre a importância da audição para a sobrevivência dos animais, por exemplo o cão é capaz de ouvir sons quatro vezes mais distantes que o homem. O animal é capaz ainda de ouvir ultra-sons que chegam até 60 kHz, considerados inaudíveis para o ser humano (que os escutam até 20 kHz, por exemplo).
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1.1 Objetivo cognitivo: compreender o mecanismo da audição nos animais.
1.2 Objetivo afetivo: verificar a importância da audição nos animais.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as capacidades perceptivas, principalmente a audição.
2 Eixo temático: vida e ambiente.
3 Conteúdo: audição dos animais.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
6 Número de participantes: de 15 a 30 alunos.
7 Tempo: em torno de 15 minutos
8 Material: cartões duplos de animais e vendas para os olhos dos participantes.
9 Formação: livres na área pré-determinada para a atividade.
10 Procedimento: cada participante recebe um cartão com o seu respectivo animal, juntamente com a sua venda. Os olhos serão vendados e mediante um sinal os participantes emitirão o som característico de seu animal e terá que encontrar seu par. Acaba quando todas as duplas se encontrarem.
11 Autoavaliação: após o jogo reúne-se os alunos passando-se à avaliação da atividade. É importante que cada aluno possa expressar livremente suas impressões.
12 Refletindo: após esta atividade pode-se conversar com os alunos sobre a importância da audição para a sobrevivência dos animais, por exemplo o cão é capaz de ouvir sons quatro vezes mais distantes que o homem. O animal é capaz ainda de ouvir ultra-sons que chegam até 60 kHz, considerados inaudíveis para o ser humano (que os escutam até 20 kHz, por exemplo).
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Ache seu parceiro
1 Objetivo: identificar animais comuns pelo nome e agrupar alguns animais de acordo com suas características.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender algumas características que distinguem os animais em diferentes classificações.
1.2 Objetivo afetivo: entender as principais diferenças entre os animais que os destinguem.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a expressão corporal.
2 Eixo temático: vida e ambiente.
3 Conteúdo: classificação dos animais.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: de 20 a 30 alunos.
6 Formação: livres na área pré-determinada para a atividade.
7 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: cartões com nome ou desenho de animais diferentes, deve-se repetir os animais.
9 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.
10 Procedimento: os alunos deverão pegar os cartões sem mostrar para os demais. Ao sinal do professor os participantes devem iniciar o jogo imitando o seu animal, fazendo sons próprios ou movimentando-se igual ao seu animal. Após o término do jogo o pequeno grupo apresenta a sua imitação para os demais poderem adivinhar. O professor poderá fazer perguntas que envolvam questões sobre a alimentação e o local onde vivem. Por exemplo:
Grupo 1: Mamíferos – boi e macaco.
Grupo 2: Aves – pato e galo.
Grupo 3: Répteis – jacaré e cobra.
Grupo 4: Anfíbios – sapo e rãs.
Grupo 5: Peixes – tubarão e garoupas.
11 Autoavaliação: avaliar a experiência. Algumas questões como sugestão: Como se sentiu? Quais as dúvidas a respeito do assunto abordado? O jogo possibilitou o aprendizado sobre a classificação dos animais?
12 Reflitindo: O professor poderá abordar nesta atividade questões que envolvam a fauna do Rio Grande do Sul, principalmente os mamíferos silvestres, já que são animais vertebrados, de sangue quente, corpo geralmente recoberto de pêlos, fêmeas providas de glândulas mamárias e são os mais evoluídos da escala zoológica. Outras características importantes que distinguem os mamíferos dos outros vertebrados são dentes diferenciados em incisivos, caninos, pré-molares e molares e uma membrana muscular que separa o tórax do abdome, chamada de diafragma. Os mamíferos estão em um grupo muito grande, apresentando em torno de 5.000 espécies, no Rio grande do Sul já foram registradas 141 espécies, ou seja, 35% do total de mamíferos conhecidos no Brasil, dentre eles podemos citar: lobo-guará, bugio, mico, onça, morcego...
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1.1 Objetivo cognitivo: aprender algumas características que distinguem os animais em diferentes classificações.
1.2 Objetivo afetivo: entender as principais diferenças entre os animais que os destinguem.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a expressão corporal.
2 Eixo temático: vida e ambiente.
3 Conteúdo: classificação dos animais.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: de 20 a 30 alunos.
6 Formação: livres na área pré-determinada para a atividade.
7 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: cartões com nome ou desenho de animais diferentes, deve-se repetir os animais.
9 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.
10 Procedimento: os alunos deverão pegar os cartões sem mostrar para os demais. Ao sinal do professor os participantes devem iniciar o jogo imitando o seu animal, fazendo sons próprios ou movimentando-se igual ao seu animal. Após o término do jogo o pequeno grupo apresenta a sua imitação para os demais poderem adivinhar. O professor poderá fazer perguntas que envolvam questões sobre a alimentação e o local onde vivem. Por exemplo:
Grupo 1: Mamíferos – boi e macaco.
Grupo 2: Aves – pato e galo.
Grupo 3: Répteis – jacaré e cobra.
Grupo 4: Anfíbios – sapo e rãs.
Grupo 5: Peixes – tubarão e garoupas.
11 Autoavaliação: avaliar a experiência. Algumas questões como sugestão: Como se sentiu? Quais as dúvidas a respeito do assunto abordado? O jogo possibilitou o aprendizado sobre a classificação dos animais?
12 Reflitindo: O professor poderá abordar nesta atividade questões que envolvam a fauna do Rio Grande do Sul, principalmente os mamíferos silvestres, já que são animais vertebrados, de sangue quente, corpo geralmente recoberto de pêlos, fêmeas providas de glândulas mamárias e são os mais evoluídos da escala zoológica. Outras características importantes que distinguem os mamíferos dos outros vertebrados são dentes diferenciados em incisivos, caninos, pré-molares e molares e uma membrana muscular que separa o tórax do abdome, chamada de diafragma. Os mamíferos estão em um grupo muito grande, apresentando em torno de 5.000 espécies, no Rio grande do Sul já foram registradas 141 espécies, ou seja, 35% do total de mamíferos conhecidos no Brasil, dentre eles podemos citar: lobo-guará, bugio, mico, onça, morcego...
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Pique vapor, água ou gelo
1 Objetivo geral: diferenciar os estados físicos da água.
1.1 Objetivo cognitivo: compreender as mudanças do estado físico da água.
1.2 Objetivo afetivo: reconhecer a importância dos estados físicos da água para a vida.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: ambiente.
3 Conteúdo: estados físicos da água.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: crianças.
6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.
7 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: sem material específico.
9 Formação: sem formação específica.
10 Procedimento: escolher alguns alunos para serem a água, ou seja os pegadores e alguns alunos para serem o vapor, ou seja, os alunos que salvarão os colegas pegos pela água. Os alunos que são a água deverão pegar os demais colegas, quando um for pego ele virará gelo e ficará imobilizado na hora, ou seja, congelado. Os colegas vapor deverão salvar com um abraço os alunos que foram pegos e são gelo.
11 Autoavaliação: após o jogo os alunos podem refletir se estavam atentos durante a realização da atividade, se respeitaram a sua vez de intervir, se comunicaram de forma criativa e clara.
12 Refletindo: Após esta atividade poderemos apresentar os três estados físicos da água aos alunos. Indicando que a água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido. Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água. Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado liquido para o estado sólido) e a liquefação (do estado gasoso para o liquido) é preciso retirar energia – o calor – da água. A evaporação da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente e é lenta. A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição. O ponto de ebulição da água depende também do nível de pressão do ambiente. Ebulição e vaporação são, na realidade, tipos de vaporização.
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1.1 Objetivo cognitivo: compreender as mudanças do estado físico da água.
1.2 Objetivo afetivo: reconhecer a importância dos estados físicos da água para a vida.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: ambiente.
3 Conteúdo: estados físicos da água.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: crianças.
6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.
7 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: sem material específico.
9 Formação: sem formação específica.
10 Procedimento: escolher alguns alunos para serem a água, ou seja os pegadores e alguns alunos para serem o vapor, ou seja, os alunos que salvarão os colegas pegos pela água. Os alunos que são a água deverão pegar os demais colegas, quando um for pego ele virará gelo e ficará imobilizado na hora, ou seja, congelado. Os colegas vapor deverão salvar com um abraço os alunos que foram pegos e são gelo.
11 Autoavaliação: após o jogo os alunos podem refletir se estavam atentos durante a realização da atividade, se respeitaram a sua vez de intervir, se comunicaram de forma criativa e clara.
12 Refletindo: Após esta atividade poderemos apresentar os três estados físicos da água aos alunos. Indicando que a água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido. Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água. Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado liquido para o estado sólido) e a liquefação (do estado gasoso para o liquido) é preciso retirar energia – o calor – da água. A evaporação da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente e é lenta. A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição. O ponto de ebulição da água depende também do nível de pressão do ambiente. Ebulição e vaporação são, na realidade, tipos de vaporização.
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Gelo, água ou vapor
1 Objetivo: conhecer os estados físicos da matéria.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender os estados físicos da água.
1.2 Objetivo afetivo: entender como ocorrem as mudanças físicas da água.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: ambiente.
3 Conteúdo: estados físicos da matéria.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.
6 Formação: dividir os alunos em três grandes grupos.
7 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: sem material específico.
9 Número de participntes: de 20 a 30 alunos.
10 Procedimento: cada grupo poderá representar um estado físico da água: gelo (sólido), água (líquido) ou vapor. O grupo de alunos que serão o gelo devem manter a mão fechada, os alunos que representam a água devem manter a mão aberta com os dedos apontados para baixo e os alunos que são o vapor com a mão aberta com os dedos apontados para cima. Os alunos devem se reunir em seus grupos para escolherem um dos estados físico para todos fazerem o mesmo sinal. Para fazer ponto deve-se seguir a seguinte ordem: vapor condensa-se em água que solidifica em gelo que sublima ao estado de vapor.
11 Autoavaliação: finalmente, faz-se a autoavaliação da participação de cada um. é muito importante conversar sobre os objetivos da atividade.
12 Refletindo: após o jogo pode-se tratar os estados físicos da água já que se dividem em líquido, sólido e gasoso. E, o estado líquido se encontra na maior quantidade no planeta. A água no estado líquido, não possui forma própria. Outra curiosidade é que a quantidade de água não muda quando transferida de um local para outro. A temperatura é um fator responsável por manter ou transformar a água em seus três estados físicos mais disponível para os seres vivos. Já o estado físico sólido é característico por possuir uma forma definida como, por exemplo, a de um cubo de gelo. É importante saber que a água pura se congela à temperatura de zero grau Celsius, quando a pressão atmosférica é normal, ou seja, encontrada a nível do mar. Se pudéssemos enxergar as pequeníssimas partículas que compõem a água, notaríamos que estão bem juntas umas das outras e ocupando posições fixas, característica esta do estado sólido. Por fim, no estado gasoso somos levados a pensar que a água no estado gasoso é qualquer forma de vapor-d'água. Na verdade, o vapor- d'água é diferente de água no estado gasoso. No estado gasoso, as partículas ficam muito afastadas umas das outras e não formam pequenas gotas como no vapor.A água no estado gasoso, bem como no de vapor-d'água, ocupa espaço, como no estado líquido, que se adapta aos recipientes em que se encontra. A diferença está no fato de que, se não tamparmos o recipiente que contém água neste estado físico, a água escapará para a atmosfera e ocupará um maior espaço.Então além de não ter forma definida, o estado gasoso pode também ocupar espaços ou volumes diferentes.
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1.1 Objetivo cognitivo: aprender os estados físicos da água.
1.2 Objetivo afetivo: entender como ocorrem as mudanças físicas da água.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: ambiente.
3 Conteúdo: estados físicos da matéria.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.
6 Formação: dividir os alunos em três grandes grupos.
7 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: sem material específico.
9 Número de participntes: de 20 a 30 alunos.
10 Procedimento: cada grupo poderá representar um estado físico da água: gelo (sólido), água (líquido) ou vapor. O grupo de alunos que serão o gelo devem manter a mão fechada, os alunos que representam a água devem manter a mão aberta com os dedos apontados para baixo e os alunos que são o vapor com a mão aberta com os dedos apontados para cima. Os alunos devem se reunir em seus grupos para escolherem um dos estados físico para todos fazerem o mesmo sinal. Para fazer ponto deve-se seguir a seguinte ordem: vapor condensa-se em água que solidifica em gelo que sublima ao estado de vapor.
11 Autoavaliação: finalmente, faz-se a autoavaliação da participação de cada um. é muito importante conversar sobre os objetivos da atividade.
12 Refletindo: após o jogo pode-se tratar os estados físicos da água já que se dividem em líquido, sólido e gasoso. E, o estado líquido se encontra na maior quantidade no planeta. A água no estado líquido, não possui forma própria. Outra curiosidade é que a quantidade de água não muda quando transferida de um local para outro. A temperatura é um fator responsável por manter ou transformar a água em seus três estados físicos mais disponível para os seres vivos. Já o estado físico sólido é característico por possuir uma forma definida como, por exemplo, a de um cubo de gelo. É importante saber que a água pura se congela à temperatura de zero grau Celsius, quando a pressão atmosférica é normal, ou seja, encontrada a nível do mar. Se pudéssemos enxergar as pequeníssimas partículas que compõem a água, notaríamos que estão bem juntas umas das outras e ocupando posições fixas, característica esta do estado sólido. Por fim, no estado gasoso somos levados a pensar que a água no estado gasoso é qualquer forma de vapor-d'água. Na verdade, o vapor- d'água é diferente de água no estado gasoso. No estado gasoso, as partículas ficam muito afastadas umas das outras e não formam pequenas gotas como no vapor.A água no estado gasoso, bem como no de vapor-d'água, ocupa espaço, como no estado líquido, que se adapta aos recipientes em que se encontra. A diferença está no fato de que, se não tamparmos o recipiente que contém água neste estado físico, a água escapará para a atmosfera e ocupará um maior espaço.Então além de não ter forma definida, o estado gasoso pode também ocupar espaços ou volumes diferentes.
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Jogo do lobo da higiene
1 Objetivo geral: possibilitar informações sobre higiene pessoal e hábitos que ajudam a preservar a saúde de cada um.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender os hábitos basicos de higiene.
1.2 Objetivo afetivo: entender a importância para saúde de se ter um boa higiene.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade, resistência e agilidade.
2 Eixo temático: ser humano e saúde.
3 Conteúdo: higiene corporal.
4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).
5 Público alvo: crianças.
6 Número de participantes: de 20 a 30 alunos.
7 Material: sem uso de material específico.
8 Tempo: em torno de 20 a 30 minutos.
9 Formação: um aluno no fundo da quadra (o lobo) e os outros alunos no outro lado da quadra (os porquinhos).
10 Procedimento: os alunos que representarão os porquinhos deverão ir até o outro lado da quadra cantando o seguinte: __ Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem! Quando chegar perto do Lobo perguntam: __Tá pronto seu lobo? O seu lobo responde: __ Não! Falta escovar os dentes! Novamente os porquinhos cantam a musica, até o seu lobo dizer que sim, partindo em direção dos alunos, pegando o maior número possível de porquinhos. Os porquinhos procurarão fugir para o pique cantando: __Quem tem medo do Lobo Mau, Lobo Mau, Lobo Mau. Quem for apanhado será levado para a toca do Lobo e ficará preso. Ou quem for pego será o novo Lobo. Sugere-se os seguintes hábitos de higienes:
Tá pronto seu lobo? Não! Falta escovar os dentes!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta lavar as mãos!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta cortar as unhas!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta pentear os cabelos!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta tomar banho!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta colocar um perfume!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta colocar uma roupa limpa!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta limpar os ouvidos!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta lavar o rosto!
11 Autoavaliação: Ao final solicitar aos alunos que desenhem os hábitos de higiene que aprenderam.
12 Refletindo: desenvolvendo este jogo poderemos discutir com os alunos questões sobre a higiene, já que ela é responsável pela prevenção de inúmeras doenças. Muitas das doenças infecto-contagiosas existentes são encontradas, em locais inadequados com baixos padrões de higiene, o que se correlaciona com baixa escolaridade e pouco acesso à informação. Tais ambientes, gerados por uma interação pouco consciente do homem com seu entorno, são propícios à disseminação tanto de vetores de doenças (moscas, baratas, ratos e outros vetores) quanto dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, protozoários, vermes) . Por essas e outras razões recomenda-se a limpeza nos locais em que vivemos, bem como uma série de hábitos que envolvem mudanças de comportamento frente ao meio circundante, como forma de se evitar a propagação dessas doenças.
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1.1 Objetivo cognitivo: aprender os hábitos basicos de higiene.
1.2 Objetivo afetivo: entender a importância para saúde de se ter um boa higiene.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade, resistência e agilidade.
2 Eixo temático: ser humano e saúde.
3 Conteúdo: higiene corporal.
4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).
5 Público alvo: crianças.
6 Número de participantes: de 20 a 30 alunos.
7 Material: sem uso de material específico.
8 Tempo: em torno de 20 a 30 minutos.
9 Formação: um aluno no fundo da quadra (o lobo) e os outros alunos no outro lado da quadra (os porquinhos).
10 Procedimento: os alunos que representarão os porquinhos deverão ir até o outro lado da quadra cantando o seguinte: __ Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem! Quando chegar perto do Lobo perguntam: __Tá pronto seu lobo? O seu lobo responde: __ Não! Falta escovar os dentes! Novamente os porquinhos cantam a musica, até o seu lobo dizer que sim, partindo em direção dos alunos, pegando o maior número possível de porquinhos. Os porquinhos procurarão fugir para o pique cantando: __Quem tem medo do Lobo Mau, Lobo Mau, Lobo Mau. Quem for apanhado será levado para a toca do Lobo e ficará preso. Ou quem for pego será o novo Lobo. Sugere-se os seguintes hábitos de higienes:
Tá pronto seu lobo? Não! Falta escovar os dentes!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta lavar as mãos!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta cortar as unhas!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta pentear os cabelos!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta tomar banho!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta colocar um perfume!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta colocar uma roupa limpa!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta limpar os ouvidos!
Tá pronto seu lobo? Não! Falta lavar o rosto!
11 Autoavaliação: Ao final solicitar aos alunos que desenhem os hábitos de higiene que aprenderam.
12 Refletindo: desenvolvendo este jogo poderemos discutir com os alunos questões sobre a higiene, já que ela é responsável pela prevenção de inúmeras doenças. Muitas das doenças infecto-contagiosas existentes são encontradas, em locais inadequados com baixos padrões de higiene, o que se correlaciona com baixa escolaridade e pouco acesso à informação. Tais ambientes, gerados por uma interação pouco consciente do homem com seu entorno, são propícios à disseminação tanto de vetores de doenças (moscas, baratas, ratos e outros vetores) quanto dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, protozoários, vermes) . Por essas e outras razões recomenda-se a limpeza nos locais em que vivemos, bem como uma série de hábitos que envolvem mudanças de comportamento frente ao meio circundante, como forma de se evitar a propagação dessas doenças.
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Eu estou aqui, porque...
1 Objetivo geral: conhecer os critérios que diferenciam os animais em classes específicas.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender a classificação biológica que agrupa e categoriza as espécies de seres vivos, extintas e atuais.
1.2 Objetivo afetivo: possibilitar o interesse pela organização das classes dos seres vivos.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade de reação, agilidade e atenção.
2 Eixo temático: ambiente.
3 Conteúdo: sers vivos: classificação biológica.
4 Série: 2º e 3º ciclos do Ensino Fundamental (4º, 5º, 6º e 7º anos).
5 Público alvo: pré-adolescentes.
6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.
7 Material: sem uso de material específico.
8 Tempo: em torno de 20 minutos.
9 Formação: todos sentados em círculo em cadeiras, menos um, que ficará no centro, em pé.
10 Procedimento: o professor deverá denominar animais diferentes para os alunos divididos em classes de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O aluno do centro se apresentará, dizendo alguma característica própria do animal que está representando, por exemplo: “__ Estou aqui, porque tenho pêlos!’.E assim, todos os alunos que não forem da classe dos mamíferos, deverão mudar de lugar, e o que está no centro, nesse momento, tenta sentar em uma cadeira vaga. A pessoa que ficou sem cadeira reinicia o jogo de apresentação. Utiliza-se os seguintes critérios:
- Mamíferos: apresentam pêlos, são homeotérmicos, são vivíparos, possuem dois pares de membros, possuem glândulas mamárias.
- Aves: corpo coberto de penas, possuem bico, tem dois pares de membros, são homeotérmicos.
- Répteis: corpo recoberto por uma pele seca e protegido por escamas, possuem cauda, são carnívoros, o coração possui três cavidades, são pecilotérmicos.
- Anfíbios: tem a pele úmida, possuem dois pares de patas, são ovíparos, sofrem metamorfose, absorvem toda água de que precisam através da pele, na fase de larva respiram por brânquias.
- Peixes: pele coberta por escamas, tem nadadeiras, são pecilotérmicos, respiram por branquias, o coração tem duas cavidades.
11 Autoavaliação: Após o jogo solicitar aos alunos a responderem a seguinte ficha autoavaliativa:
- Participei da ativamente do jogo. ( ) sim ( ) não ( )ás vezes
- Organizei-me com facilidade na execução da tarefa solicitada. ( ) sim ( ) não ( )ás vezes
- Respeitei a participação dos demais colegas. ( ) sim ( ) não ( )ás vezes
- Ajudei meus colegas na realização do jogo. ( ) sim ( ) não ( )ás vezes
- Em qual momento senti mais dificuldade?
- O que posso fazer para melhorar?
12 Refletindo: Após este jogo podemos conversar com os alunos sobre a classificação biológica que agrupa e categoriza as espécies de seres vivos, extintas e atuais. A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Carl von Linée (ou Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas. Estes agrupamentos foram subsequentemente alterados múltiplas vezes para melhorar a consistência entre a classificação e o princípio darwiniano da ascendência comum. O advento da sistemática molecular, que utiliza a análise do genoma e os métodos da biologia molecular, levou a profundas revisões da classificação de múltiplas espécies e é provável que as alterações taxonómicas continuem a ocorrer à medida que se caminha para um sistema de classificação assente na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos. A classificação científica pertence à ciência da taxonomia ou sistemática biológica.
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1.1 Objetivo cognitivo: aprender a classificação biológica que agrupa e categoriza as espécies de seres vivos, extintas e atuais.
1.2 Objetivo afetivo: possibilitar o interesse pela organização das classes dos seres vivos.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade de reação, agilidade e atenção.
2 Eixo temático: ambiente.
3 Conteúdo: sers vivos: classificação biológica.
4 Série: 2º e 3º ciclos do Ensino Fundamental (4º, 5º, 6º e 7º anos).
5 Público alvo: pré-adolescentes.
6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.
7 Material: sem uso de material específico.
8 Tempo: em torno de 20 minutos.
9 Formação: todos sentados em círculo em cadeiras, menos um, que ficará no centro, em pé.
10 Procedimento: o professor deverá denominar animais diferentes para os alunos divididos em classes de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O aluno do centro se apresentará, dizendo alguma característica própria do animal que está representando, por exemplo: “__ Estou aqui, porque tenho pêlos!’.E assim, todos os alunos que não forem da classe dos mamíferos, deverão mudar de lugar, e o que está no centro, nesse momento, tenta sentar em uma cadeira vaga. A pessoa que ficou sem cadeira reinicia o jogo de apresentação. Utiliza-se os seguintes critérios:
- Mamíferos: apresentam pêlos, são homeotérmicos, são vivíparos, possuem dois pares de membros, possuem glândulas mamárias.
- Aves: corpo coberto de penas, possuem bico, tem dois pares de membros, são homeotérmicos.
- Répteis: corpo recoberto por uma pele seca e protegido por escamas, possuem cauda, são carnívoros, o coração possui três cavidades, são pecilotérmicos.
- Anfíbios: tem a pele úmida, possuem dois pares de patas, são ovíparos, sofrem metamorfose, absorvem toda água de que precisam através da pele, na fase de larva respiram por brânquias.
- Peixes: pele coberta por escamas, tem nadadeiras, são pecilotérmicos, respiram por branquias, o coração tem duas cavidades.
11 Autoavaliação: Após o jogo solicitar aos alunos a responderem a seguinte ficha autoavaliativa:
- Participei da ativamente do jogo. ( ) sim ( ) não ( )ás vezes
- Organizei-me com facilidade na execução da tarefa solicitada. ( ) sim ( ) não ( )ás vezes
- Respeitei a participação dos demais colegas. ( ) sim ( ) não ( )ás vezes
- Ajudei meus colegas na realização do jogo. ( ) sim ( ) não ( )ás vezes
- Em qual momento senti mais dificuldade?
- O que posso fazer para melhorar?
12 Refletindo: Após este jogo podemos conversar com os alunos sobre a classificação biológica que agrupa e categoriza as espécies de seres vivos, extintas e atuais. A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Carl von Linée (ou Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas. Estes agrupamentos foram subsequentemente alterados múltiplas vezes para melhorar a consistência entre a classificação e o princípio darwiniano da ascendência comum. O advento da sistemática molecular, que utiliza a análise do genoma e os métodos da biologia molecular, levou a profundas revisões da classificação de múltiplas espécies e é provável que as alterações taxonómicas continuem a ocorrer à medida que se caminha para um sistema de classificação assente na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos. A classificação científica pertence à ciência da taxonomia ou sistemática biológica.
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