terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Gelo, água ou vapor

1 Objetivo: conhecer os estados físicos da matéria.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender os estados físicos da água.

1.2 Objetivo afetivo: entender como ocorrem as mudanças físicas da água.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.


2 Eixo temático: ambiente.

3 Conteúdo: estados físicos da matéria.

4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Formação: dividir os alunos em três grandes grupos.

7 Tempo: em torno de 20 minutos.

8 Material: sem material específico.

9 Número de participntes: de 20 a 30 alunos.

10 Procedimento:  cada grupo poderá representar um estado físico da água: gelo (sólido), água (líquido) ou vapor. O grupo de alunos que serão o gelo devem manter a mão fechada, os alunos que representam a água devem manter a mão aberta com os dedos apontados para baixo e os alunos que são o vapor com a mão aberta com os dedos apontados para cima. Os alunos devem se reunir em seus grupos para escolherem um dos estados físico para todos fazerem o mesmo sinal. Para fazer ponto deve-se seguir a seguinte ordem: vapor condensa-se em água que solidifica em gelo que sublima ao estado de vapor.

11 Autoavaliação: finalmente, faz-se a autoavaliação da participação de cada um. é muito importante conversar sobre os objetivos da atividade.

12 Refletindo: após o jogo pode-se tratar os estados físicos da água já que se dividem em líquido, sólido e gasoso. E, o estado líquido se encontra na maior quantidade no planeta. A água no estado líquido, não possui forma própria. Outra curiosidade é que a quantidade de água não muda quando transferida de um local para outro. A temperatura é um fator responsável por manter ou transformar a água em seus três estados físicos mais disponível para os seres vivos. Já o estado físico sólido é característico por possuir uma forma definida como, por exemplo, a de um cubo de gelo. É importante saber que a água pura se congela à temperatura de zero grau Celsius, quando a pressão atmosférica é normal, ou seja, encontrada a nível do mar. Se pudéssemos enxergar as pequeníssimas partículas que compõem a água, notaríamos que estão bem juntas umas das outras e ocupando posições fixas, característica esta do estado sólido. Por fim, no estado gasoso somos levados a pensar que a água no estado gasoso é qualquer forma de vapor-d'água. Na verdade, o vapor- d'água é diferente de água no estado gasoso. No estado gasoso, as partículas ficam muito afastadas umas das outras e não formam pequenas gotas como no vapor.A água no estado gasoso, bem como no de vapor-d'água, ocupa espaço, como no estado líquido, que se adapta aos recipientes em que se encontra. A diferença está no fato de que, se não tamparmos o recipiente que contém água neste estado físico, a água escapará para a atmosfera e ocupará um maior espaço.Então além de não ter forma definida, o estado gasoso pode também ocupar espaços ou volumes diferentes.

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