terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cadeia da contaminação

1 Objetivo geral: mostrar exemplos de como os agrotóxicos entram na cadeia alimentar e suas possíveis conseqüências na vida.
1.1 Objetivo cognitivo: identificar como a contaminação química pode circular dentro da cadeia alimentar.
1.2 Objetivo afetivo: sensibilizar-se sobre a problemática dos pesticidas utilizados na agricultura.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as habilidades físicas de velocidade e agilidade.

2 Eixo temático: vida e ambiente.


3 Conteúdo: relação entre os seres vivos e o ambiente.


4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).

5 Público alvo: pré-adolescentes e adolescentes.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.

7 Material: varetas brancas (2/3) e varetas multicoloridas (1/3). Podem ser pedaços retangulares de cartolina ou qualquer outro material que as crianças possam pegar facilmente. A quantidade ideal é de 30 itens por estudante, e um saco de papel por gafanhoto.

8 Tempo: em torno de 30 minutos.

9 Formação: os alunos transformam-se em gaviões, sapos e gafanhotos. Dividir os alunos de modo que o número de gaviões seja 1/3 do número de sapos e que o número destes seja 1/3 do número de gafanhotos. Para um grupo de 12 alunos deve-se ter 1 gavião, 3 sapos e 8 gafanhotos.

10 Procedimento: dê a cada gafanhoto um saco de papel, que será o seu estômago. Peça para os estudantes fecharem os olhos e espalhe o alimento pelo chão.  Os gafanhotos vão procurar o alimento primeiro. Os sapos e os gaviões devem apenas observar o movimento, já que são predadores. Os gafanhotos tem apenas 30 segundos para se alimentar. Após esse tempo os sapos são liberados para caçar os gafanhotos. Eles tem 15 segundos. O gafanhoto morre quando é tocado pelo sapo. Cada gafanhoto morto deve entregar seu estômago ao sapo e sair do campo de caça. Então cada gavião tem 15 segundos para caçar os sapos. Durante todo o tempo os gafanhotos não caçados continuam procurando alimento e os sapos não caçados continuam procurando gafanhotos. Os sapos caçados devem entregar seus estômagos para os gaviões e sair do campo de caça. Ao final, peça aos estudantes para juntarem-se trazendo os sacos com alimento. Pergunte quais animais foram comidos. Peça aos gaviões para esvaziarem seus estômagos e contar o número de varetas. Devem contar o número de varetas brancas e de coloridas.

11 Autoavaliação: após o jogo reunir os alunos e solicitar que os mesmos autoavaliem a sua participação na atividade através de um movimento de expressão corporal que identifique o seu sentimento final . Por fim, todos poderão falar do seu gesto corporal escolhido.
 
12 Refletindo: após esta atividade podemos conversar com os alunos o quanto o uso de pesticidas interferem nas cadeias alimentares, porque eles não abandonam o corpo do animal. Assim, a concentração vai passando para os animais de nível trófico mais elevado, os quais se alimentaram desses seres infectados. Os animais que estão no topo da cadeia sempre apresentam níveis mais acentuados de pesticidas em seu organismo. Os pesticidas são substâncias químicas que são utilizados no controle de pragas. Mais de 300 princípios ativos distribuídos em mais de 2.000 formulações são empregados nas mais variadas culturas, finalidades e modalidades de uso. No entanto, a desmedida aplicação de pesticidas tem originado conseqüências negativas, como o desaparecimento de algumas espécies de insetos úteis e, conseqüentemente, aparição de novas pragas. Além disso, muitas espécies de insetos tornaram-se resistentes a certos inseticidas, o que levou à busca de novos produtos de maior seletividade. Dos compostos usados em grande escala, encontram-se, inicialmente, os organoclorados, depois os organofosforados, carbamatos, piretróides e toda uma série de derivados de triazinas, dentre outros.

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