terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pique inquilinismo

1 Objetivo: compreender as associações harmônicas entre espécies do tipo inquilinismo.
1.1 Objetivo cognitivo: estudar as relações harmônicas do tipo inquilinismo entre os seres vivos.

1.2 Objetivo afetivo: etender a importância do inquilinismo para a sobrevivência de algumas espécies.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade e resistência física.

2 Eixo temático: vida e ambiente.

3 Conteúdo: associação harmônica: inquilinismo

4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.
 
7 Tempo: em torno de 25 minutos.

8 Material: sem material específico.

9 Formação: sem formação específica.

10 Procedimento: delimita-se um espaço, cujo tamanho varia com o número de jogadores. Escolher três alunos para serem os predadores do peixe-agulha, a metade da turma poderá ser os pepinos-do-mar e a outra metade serão os peixes-agulha. Quando perseguidos pelos seus predadores, os peixes-agulha poderão pegar na mão de um colega pepino-do-mar para não ser predado e eliminado do jogo, nesse caso quando se forma uma dupla com um pepino-do-mar e um peixe-agulha o predador deverá procurar outro colega para pegar.

11 Autoavaliação:  Avaliar a participação de todos perguntando, dentre outras coisas: Como se sentiram nos diferentes papéis? O que aprendemos com esta atividade?

12 Refletindo: o inquilinismo é um tipo de relação ecológica entre organismos de diferentes espécies. Sendo definido como uma associação interespecifica harmônica, na qual apenas uma espécie é beneficiada sem, entretanto, existir prejuízo para a outra espécie associada. O inquilino obtém abrigo,proteção ou ainda suporte no corpo da espécie hospedeira. Um exemplo clássico é o caso da interação existente entre orquídeas ou bromélias e as árvores em cujo tronco se instalam. Estas plantas são classificadas como epífitas (epi = em cima), esse tipo de inquilinismo é denominado epifitismo. Um outro exemplo de inquilinismo é a interação existente entre o peixe-agulha os pepinos-do-mar. Esse pequeno peixe, quando perseguido por algum inimigo natural, procura um pepino-do-mar e penetra em seu ânus, abrigando-se no tubo digestivo desse equinodermo.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.