terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jogo da hibernação

1 Objetivo Geral: estudar a hibernação entre os animais endotérmicos.
1.1 Objetivo cognitivo: entender que certos mamíferos podem ter suas atividades orgânicas quase paralisadas durante o inverno.
1.2 Objetivo afetivo: perceber as diferenças orgânicas que existem na vida animal.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade de reação e velocidade.

2 Eixo temático: ambiente.

3 Conteúdo: sere vivos - hibernação dos animais.

4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).

5 Público alvo: crianças.

6 Número de participantes: de 20 a 30 alunos.

7 Material: sem material específico.

8 Tempo: em torno de 20 minutos.

9 Formação: sem formação específica.

10 Procedimento: os alunos dispersos pela quadra, uma das crianças será escolhida como o animal hibernante e ficara imobilizada em sua toca. As crianças tentarão acordar o animal chamando-o, quando o animal acordar ele correrá atrás dos colegas, quem for pego virará animal hibernante também.

11 Autoavaliação: após o jogo verificar junto aos alunos como se sentiram estando na posição de animal em hibernação, ao ser oportunizado pelos colegas.
 
12 Refletindo: podemos conversar com os alunos sobre a hibernação, que é um estado letárgico pelo qual muitos animais endotérmicos, em grande maioria de pequeno porte, passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. Os animais mergulham num estado de sonolência e inatividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sobrevivência. A respiração quase cessa, o número de batimentos cardíacos diminui, o metabolismo, ou seja, todo o conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no organismo, restringe-se ao mínimo. Pode-se dizer que qualquer animal que permanece inativo durante muitas semanas, com temperatura corporal inferior à normal, está em hibernação, embora as mudanças fisiológicas que acontecem durante o letargo sejam muito diferentes, de acordo com as diferentes espécies.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.