terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pique parasitismo

1 Objetivo: trabalhar as relações desarmônicas entre os seres vivos.
1.1 Objetivo cognitivo: estudar as relações desarmônicas do tipo parasitismo entre os seres vivos.
1.2 Objetivo afetivo: etender a importância do parasitismo para a sobrevivência de algumas espécies.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade e resistência física.

2 Eixo temático: vida e ambiente.

3 Conteúdo: associação desarmônica: parasitismo.

4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.

7 Tempo: em torno de 25 minutos.

8 Material: sem uso de material específico.

9 Formação: livres no pátio.

10 Procedimento: quatro alunos livres e o restante da turma em duplas, de mãos dadas. Os alunos livre serão os parasitas atrás de um hospedeiro. Os parasitas correrão atrás das duplas para pega um da dupla, aquele que não foi tocado pelo parasita deverá soltar a mão do seu colega e procurar um novo hospedeiro e assim por diante.

11 Autoavaliação: avaliar a participação de todos perguntando, dentre outras coisas: Como se sentiram nos diferentes papéis? O que aprendemos com esta atividade?
 
12 Refletindo: após o jogo reune-se os alunos para abordar as relações desarmônicas, nas quais uma espécie, necessariamente é sempre prejudicada pela ação de outra, entre elas o parasitismo, que é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde uma espécie beneficia-se prejudicando outra. no parasitismo a espécie beneficiada é chamada parasita, enquanto a prejudicada chama-se hospedeiro. Os parasitas podem viver sobre (ectoparasitas) ou dentro (endoparasitas) do corpo do hospedeiro.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.