terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pique cadeia alimentar

1 Objetivo: identificar a seqüência de relações alimentares entre os seres vivos.
1.1 Objetivo cognitivo: compreender o funcionamento da cadeia alimentar.
1.2 Objetivo afetivo: verificar a importância do equilíbrio da cadeia alimentar para a vida na terra.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as capacidades físicas da velocidade, resistência e agilidade.

2 Eixo temático: vida e ambiente.


3 Conteúdo: cadeia alimentar.

4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).


5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 25 a 35 alunos.

7 Tempo: em torno de 30 minutos.

8 Material: sem uso de material específico.

9 Formação: livres pelo pátio ou em uma quadra.

10 Procedimento: dividir igualmente os alguns em águias, cobras, ratos, vegetais e decompositores. As águias pegarão as cobras; As cobras pegarão os ratos e fugirão das águias; Os vegetais fugirão dos ratos e não pegarão ninguém; Os alunos que forem pegos deverão ficar abaixados até serem recolhidos pelos decompositores que os tirarão da brincadeira, ou os salvarão para poderem continuar brincando.

11 Autoavaliação: pode-se avaliar a atividade e se autoavaliar colhendo as reações dos participantes ao  ocuparem os diferentes papéis no jogo, através da verbalização.

12 Refletindo: ao desenvolver esta atividade pode-se explicar a cadeia alimentar, já que ela é a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade, iniciando-se nos produtores e passando pelos herbívoros, predadores e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os decompositores. No entanto, a transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica em compostos mais simples, formando um ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, não sendo reaproveitável. Esse processo é conhecido pelos ecologistas como fluxo de energia.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.