terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cesta de frutas

1 Objetivo Geral: abordar os seres vivos conhecendo melhor as suas características.
1.1 Objetivo Cognitivo: comprender as principais carcterísicas que diferenciam os seres vivos.
1.2 Objetivo Afetivo: familiarizar os alunos com as nomenclaturas de animais ou de plantas e suas características principais.
1.3 Objetivo Motor: desenvolver a velocidade de reação.

2 Eixo Temático: ambiente.

3 Conteúdo: seres vivos - animais e vegetais.

4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).

5 Público alvo: crianças.

6 Número de participantes: de 20 a 30 alunos.

7 Material: sem material específico.

8 Tempo: em torno de 20 minutos.

9 Formação: um círculo em pé ou sentados.

10 Procedimento: cada aluno terá o nome de uma fruta, tendo um no centro do círculo. O aluno do centro declara: “__ Vai passando um fruteiro que leva ...”, e menciona o nome de duas frutas, “... banana e laranja”, por exemplo. As duas crianças que têm o nome dessas frutas trocam de lugar imediatamente, procurando aquela ocupar um dos lugares vagos.  Em vez de dizer o nome de duas frutas, a do centro pode gritar: “__ A cesta virou!”; neste caso todas as crianças mudam de lugar.
10.1 Variação: Também podemos abordar o nome de insetos e dizer: __ Vai passando o detetizador que procura pulga e piolho! As duas crianças que têm o nome desses insetos trocam de lugar imediatamente, procurando aquela ocupar um dos lugares vagos. Em vez de dizer o nome de dois insetos, a do centro pode gritar:  __ O veneno caiu! (todos trocam de lugar). Exemplo de insetos: mosca – mosquito – gafanhoto – abelha – borboleta – traça – piolho – grilo – lova-a-deus – barbeiro – mariposa – besouro – vaga-lume – formiga – vespa – pulga – cupim – libélula – cigarra – pulgão – pernilongo.

11 Autoavaliação: reunir os alunos em uma grande roda e solicitar a eles quais animais ou plantas estes já conheciam, ou se eles conhecem outro que não foi trabalhado no jogo.

12 Refletindo: ao abordar os insetos nesta atividades poderemos trabalhar com os alunos as características destes animais invertebrados, o maior grupo de animais da Terra. Este grupo de animais é o mais diversificado existente e podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas. Os insetos são geralmente pequenos e têm o corpo segmentado e protegido por um exosqueleto de quitina. O corpo é dividido em três tagmas: cabeça, tórax e abdómen. Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelho bucal (sugador, mastigador, triturador e lambedor).

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