quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Relaxando com as nuvens

1 Objetivo: possibilitar o relaxamento pessoal, desenvolver a imaginação, auto-avaliar o seu estado de espírito e refletir sobre a imnportância das nuvens para a vida.

2 Tempo: em torno de 25 minutos.

3 Material: cd com música instrumental lenta de fundo.

4 Número de participantes: sem número específico.

5 Público alvo: pré-adolescente, adolescentes e adultos.

6 Formação: deitados confortavelmente no solo.

7 Procedimento: enquanto o professor vai falando os alunos estarão deitados com os olhos fechados, relaxando e meditando, ouvindo o texto a seguir: Deixar-nos levar pela imaginação ao contemplar as viagens das nuvens. Estando deitado em uma posição confortável, corpo estendido e braços ao lado do corpo, respirar lentamente, inspirando e expirando até relaxar completamente, enchendo bem o pulmão de ar. A partir deste instante iremos conhecer melhor e viajar com as nuvens. Não esquecendo que o ciclo vital é possível devido às massas de ar frio e ar quente que compõem o ar e que acarretam em chuvas. As nuvens guardam essas massas de ar formadas por vários gases atmosféricos insubstituíveis à vida que levam às chuvaradas, ou seja, a nuvem fica carregada dessas massas até liberá-las ao vento que por justaposição se transforma em chuva que cai nos rios, movimenta as plantações, deságuando no mar, e sendo utilizada pelos animais e depois evaporam e voltam para os ventos e para as nuvem em forma de massas de ar e assim continuamente possibilita-se a vida no planeta Terra. Desta forma existem nuvens brincalhonas, nuvens ameaçadoras e nuvens delicadas. Existem nuvens complicadas e nuvens simples. Existem nuvens alegres e nuvens tristonhas. É verdade que as nuvens, em si mesmas, podem ser catalogadas sob diferentes categorias. Escolha uma para você um tipo de nuvem para acompanhá-la nesta viagem. Porém, também é verdade que grande parte da diferença não está nas nuvens, mas em nós mesmos. Estamos alegres ou tristes, e essa alegria ou tristeza é projetada pelas nuvens. A nuvem que para um habitante da cidade é ameaçadora para o camponês, é uma bênção. A nuvem que para uma pessoa otimista é risonha talvez não o seja para uma pessoa pessimista. E para você, como é a sua nuvem? Quando crianças, nós as observávamos criativamente e descobríamos nelas elefantes, patos, mapas de países, figuras geométricas. Pense com o que a sua nuvem se parece neste momento. As nuvens, em algumas ocasiões, agem como calmantes, sendo assim vamos deixar que ela nos acalme, permitindo que ela nos abrace por completo, envolvendo todo o nosso corpo. Para que vamos preocupar-nos além da conta? Às vezes, não vemos o sol, mas sabemos que ele está por trás das nuvens que o ocultam. Ao viajar com as nuvens pudemos conhecer um pouco mais elas e ficarmos mais relaxados e em paz. Respirando lentamente voltamos deste relaxamento movimentando os membros e o corpo por inteiro cada um no seu ritmo.

8 Autoavaliação: identificar nossas viagens interiores.

9 Refletindo: Após a vivência pode-se conversar com os alunos sobre a importância das nuvens no ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, e refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituíndo os seguintes processos de transferência: Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água no ar e transpiração das plantas terrestres e animais para o ar. Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo para a terra ou no mar. Escoamento da terra geralmente atingem o mar.

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