terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Médico e as bactérias

1 Objetivo geral: estudar as doenças relacionadas com a água.
1.1 Objetivo cognitivo: entender a importância de se fazer saneamento básico, de não poluir córregos, rios, de evitar água parada em pneus e garrafas velhas, evitando assim, a proliferação de doenças.
1.2 Objetivo afetivo:verificar o quanto a contaminação pela água pode ser prejudicial a nossa saúde.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade e a resistência física.

2 Eixo temático: saúde e recursos tecnológicos.

3 Conteúdo: doenças relacionadas com a água.

4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.

7 Material: sem uso de material específico.

8 Tempo: em torno de 25 minutos.

9 Formação:  livres no pátio.

10 Procedimento: determinam-se dois médicos e três bactérias, os demais serão as pessoas que serão infectadas pelas bactérias. Ao sinal do professor as bactérias terão que infectar (pegar) os demais participantes, que deverão ficar abaixados esperando que os médicos os salvem.

11 Autoavaliação: verificar com os alunos como foi a participação na atividade e o que concluiram ao desenvolver este jogo.
 
12 Refletindo: nesta atividade pode-se abordar com os alunos as doenças relacionadas com a água. Debatendo sobre àgua poluída, já que é aquela que contém substâncias que modificam sua característica e a tornam imprópria para o consumo, como também, água contaminada, que é a que contém micróbios patogênicos ou substâncias venenosas.Os riscos de doenças através do uso da água contaminada pode de várias maneiras prejudicar a saúde das pessoas, quais sejam: através da ingestão direta; na ingestão de alimentos; pelo seu uso na higiene pessoal e no lazer; na agricultura e na indústria. Os riscos relacionados com a água, podem ser distribuídos em duas categorias principais: riscos relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes biológicos (vírus, bactérias e parasitas) ou através de contato direto ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico e riscos derivados de poluentes químicos e radioativos, geralmente efluentes de esgotos industriais. Os principais agentes biológicos encontrados nas águas contaminadas são os parasitas, as bactérias patógenas e os vírus. Bactérias são parasitas unicelulares que constitui a classe dos esquizomicetos, e cujos tipos morfológicos fundamentais são os cocos, os bacilos e os espirilos. As bactérias patógenas encontradas na água e/ou alimentos, constituem uma das principais fontes de morbidade e mortalidade em nosso meio. São os responsáveis pelos numerosos casos de enterites, diarréias infantis e doenças epidêmicas com resultados freqüentemente letais. Exemplos de doenças bastante conhecidas em nosso meio também provocadas por bactérias são: leptospirose, tifo, febre tifóide, brucelose, lepra, cólera, difteria, tétano, meningite, coqueluche e várias doenças venéreas, doenças nos olhos e na boca.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.