terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jogo do Pingüim Imperador

1 Objetivo Geral: estudar a reprodução e o cuidado dos pinguins com seus filhotes.
1.1 Objetivo Cognitivo: entender o instinto de proteção dos animais para que eles possam nascer, sobreviver, reproduzirem e passar as informações genéticas para a próxima geração.
1.2 Objetivo Afetivo:vivenciar o cuidado com os filhotes para adquirir o interesse pela vida animal.
1.3 Objetivo Motor: desenvolver a velocidade e agilidade.

2 Eixo temático: ambiente.

3 Conteúdo: seres vivos - reprodução.

4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).

5 Público alvo: crianças.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.

7 Material: balões.

8 Tempo: em torno de 25 minutos.

9 Formação: sem formação específica.

10 Procedimento: dar um balão com uma cordinha para cada aluno amarrar em um dos seus pés, menos para dois ou três alunos que serão os predadores. Ao sinal os alunos predadores partem em direção aos colegas, que serão os Pingüim Imperador cuidando dos ovos, ou seja o balão. Quando o predador estourar o balão com o pé, este aluno sai da brincadeira.

11 Autoavaliação: ao final da atividade retoma-se o tema perguntando aos alunos como se sentiram no papel de protetor do seu filhote, e para aqueles que perderam o seu ovo para o predador qual foi a sensação de perda?
 
12 Refletindo: após este jogo poderemos conversar com os alunos sobre a reprodução dos pinguins, por exemplo, comentando sobre algumas espécies cujos pares reprodutores acasalam para toda a vida enquanto que outros fazem-no apenas durante uma época de reprodução. Também podemos informar que normalmente, os progenitores cooperam nos cuidados com os ovos e que ficam com o ovo e mantém-no quente, e a fêmea dirige-se para o mar com vista a encontrar alimento. Quando no seu regresso, o filhote terá alimento e então os papéis invertem-se: a fêmea fica em terra e o macho vai à procura de alimento.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.