terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pique árvores

1 Objetivo geral: desenvolver conceitos sobre a raiz e o caule de uma árvore.
1.1 Objetivo cognitivo:compreender a importância e função das raízes nas árvores.
1.2 Objetivo afetivo:desenvolver a cooperação e a solideriedade.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade, agilidade e resistência física.

2 Eixo temático: ambiente.



3 Conteúdo: estudo das árvores.

4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).

5 Público alvo: crianças.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.


7 Tempo: em torno de 20 minutos.

8 Material: sem material específico.

9 Formação: sem formação específica.

10 Procedimentos: um aluno será o pegador. Os demais deverão fugir, quem for pego ficara imobilizado como uma árvore e com profundas raízes, portanto poderá pegar os colegas que passarem próximo de si, se alcançar com as mãos, ou seja, com os galhos, quem for sendo pego, se transformará em um árvore, o jogo continua até que todos forem pegos.

11 Autoavaliação: após o jogo solicita-se aos alunos que desenhem uma árvore e escreva em cada parte desta o que aprendeu com a atividade.

12 Refletindo: com esta atividade poderemos abordar a árvore, que é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte. Entre outros atributos, as árvores se caracterizam por ter raiz pivotante, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo. Os arbustos, além do menor porte, podem exibir ramos desde junto ao solo. Comparadas com outras formas vegetais, as árvores vivem longo tempo. Algumas, como sequóias e jequitibás, vivem milhares de anos. Como também a raiz, que é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superficie do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, nutrientes, Nitrogênio e outras substâncias minerais como potássio e fósforo. Quase sempre subterrânea, há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as figueiras com as suas raízes aéreas.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.