terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mia gato

1 Objetivo geral: aprender a importância da comunicação sonora para os animais.
1.1 Objetivo cognitivo: identificar os diferentes tipos de sons que os animais utilizam e o significado destes para as suas vidas.
1.2 Objetivo afetivo: apreciar os diferentes tipos de sons desenvolvidos pelos animais.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a atenção e as capacidades perceptivas.

2 Eixo temático: ambiente.

3 Conteúdo: comunicação sonora entre os animais.

4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).

5 Público alvo: crianças.

6 Número de paricipantes: de 20 a 35 alunos.

7 Material: sem uso de material específico.

8 Tempo: em torno de 25 minutos.

9 Formação: Alunos em círculo e um aluno no centro de olhos vendados.

10 Procedimento: o aluno que está no centro do círculo chegará perto de um colega e dirá mia gato, o colega miará para que o aluno de olhos vendados descubra que é o colega que está miando. Pode-se estipular três tentativas para identificar o colega. Se o aluno não acertar continuará no centro do círculo, ou pode se estipular uma prenda para este, como por exemplo: imitar o animal que está fazendo os sons. Exemplos de sons emetidos pelos animais: - Abelha: zunzunar, Arara: grasnar, Bem-te-vi: cantar, Bode: bodejar, Boi: mugir, Cão: acuar, Cavalo: rinchar, Galinha: cacarejar, Galo: cocoricar, Gato: miar, Hiena: gargalhar, Leão: rugir, Lobo: uivar, Mula rebusnar, Peru: grugulhar, Pinto: piar, Porco: roncar, Sapo: coaxar.

11 Autoavaliação: Após este jogo apresenta-se as seguintes questões para os alunos responderem:
1-Porque o homem não ouve certos sons emitidos pelos insetos?
2-Quais as funções dos sons emitidos pelos insetos?
3-Como é produzido os sons dos gafanhotos e das cigarras?

12 Refletindo: após este jogo reúna a turma para conversar sobre os sons emitido pelos animais indagando como várias espécies produzem sons e por que só alguns podem ser ouvidos pelo homem? Provavelmente os alunos conhecem o som emitido por uma cigarra ou de um grilo. Mas será que já se perguntaram por que esses insetos cantam e outros não? Se os alunos forem curiosos nesta área, trabalhe com eles este texto da Revista Ciências Hoje: Por que alguns insetos cantam?
                     Muitos insetos produzem sons, mas só alguns deles podem ser ouvidos pelo homem. Para captar a explicação a seguir, você precisa saber que hertz (Hz) é a unidade de medida do som. Agora, entenda: o nosso aparelho auditivo capta sons na freqüência de 20Hz a 20.000Hz, enquanto os insetos produzem sons numa freqüência que varia de 1Hz e 100kHz. Eis a razão pela qual só ouvimos alguns insetos. O som produzido por cada espécie é único, fundamental para machos adultos se comunicarem com fêmeas adultas da sua espécie: é, digamos, uma cantada para que ocorra o acasalamento, a reprodução. Além disso, a “cantoria” é importante também para a comunicação entre insetos de diferentes espécies, pode soar como um alerta para se defenderem de predadores. O som produzido pelos insetos pode vir da expulsão de ar através dos espiráculos (orifícios localizados na lateral do corpo, responsáveis pela respiração), que é um mecanismo comum em baratas e borboletas. A percussão é outra forma de produção de som e se caracteriza por batidas contra a madeira úmida, método utilizado por cupins e besouros. O bater de asas é mais uma maneira de fazer o som ecoar e é comum entre abelhas, moscas e mosquitos (quem já foi perturbado pelo zumbido de um mosquito na hora de dormir sabe bem do que se trata!). Os gafanhotos produzem som por estridulação, ou seja, friccionando as pernas. A estridulação dos grilos e das esperanças é diferente, provém da fricção das asas. Os tímpanos são as membranas responsáveis pela captação do som pelos insetos, sendo que nas cigarras os tímpanos também servem para a produção do som. É isso aí: aquele barulho inconfundível das cigarras resulta de seqüências de contração e relaxamento dos tímpanos desses animais. Quem diria, hein?! Aposto que agora, ao ouvir o som de um inseto, você não só vai se perguntar quem está “cantando” como vai tentar se lembrar de que maneira o barulho está sendo produzido!

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.