terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pique vapor, água ou gelo

1 Objetivo geral: diferenciar os estados físicos da água.
1.1 Objetivo cognitivo: compreender as mudanças do estado físico da água.
1.2 Objetivo afetivo: reconhecer a importância dos estados físicos da água para a vida.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: ambiente.


3 Conteúdo: estados físicos da água.

4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).

5 Público alvo: crianças.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.

7 Tempo: em torno de 20 minutos.

8 Material: sem material específico.

9 Formação: sem formação específica.

10 Procedimento: escolher alguns alunos para serem a água, ou seja os pegadores e alguns alunos para serem o vapor, ou seja, os alunos que salvarão os colegas pegos pela água. Os alunos que são a água deverão pegar os demais colegas, quando um for pego ele virará gelo e ficará imobilizado na hora, ou seja, congelado. Os colegas vapor deverão salvar com um abraço os alunos que foram pegos e são gelo.

11 Autoavaliação: após o jogo os alunos podem refletir se estavam atentos durante a realização da atividade, se respeitaram a sua vez de intervir, se comunicaram de forma criativa e clara.

12 Refletindo: Após esta atividade poderemos apresentar os três estados físicos da água aos alunos. Indicando que a água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido. Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água. Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado liquido para o estado sólido) e a liquefação (do estado gasoso para o liquido) é preciso retirar energia – o calor – da água. A evaporação da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente e é lenta. A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição. O ponto de ebulição da água depende também do nível de pressão do ambiente. Ebulição e vaporação são, na realidade, tipos de vaporização.

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