terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Eu estou aqui, porque...

1 Objetivo geral: conhecer os critérios que diferenciam os animais em classes específicas.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender a classificação biológica que agrupa e categoriza as espécies de seres vivos, extintas e atuais.
1.2 Objetivo afetivo: possibilitar o interesse pela organização das classes dos seres vivos.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade de reação, agilidade e atenção.

2 Eixo temático: ambiente.

3 Conteúdo: sers vivos: classificação biológica.

4 Série: 2º e 3º ciclos do Ensino Fundamental (4º, 5º, 6º e 7º anos).

 Público alvo: pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.

7 Material: sem uso de material específico.

8 Tempo: em torno de 20 minutos.

9 Formação: todos sentados em círculo em cadeiras, menos um, que ficará no centro, em pé.

10 Procedimento:  o professor deverá denominar animais diferentes para os alunos divididos em classes de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. O aluno do centro se apresentará, dizendo alguma característica própria do animal que está representando, por exemplo: “__ Estou aqui, porque tenho pêlos!’.E assim, todos os alunos que não forem da classe dos mamíferos, deverão mudar de lugar, e o que está no centro, nesse momento, tenta sentar em uma cadeira vaga. A pessoa que ficou sem cadeira reinicia o jogo de apresentação. Utiliza-se os seguintes critérios:
- Mamíferos: apresentam pêlos, são homeotérmicos, são vivíparos, possuem dois pares de membros, possuem glândulas mamárias.
- Aves: corpo coberto de penas, possuem bico, tem dois pares de membros, são homeotérmicos.
- Répteis: corpo recoberto por uma pele seca e protegido por escamas, possuem cauda, são carnívoros, o coração possui três cavidades, são pecilotérmicos.
- Anfíbios: tem a pele úmida, possuem dois pares de patas, são ovíparos, sofrem metamorfose, absorvem toda água de que precisam através da pele, na fase de larva respiram por brânquias.
- Peixes: pele coberta por escamas, tem nadadeiras, são pecilotérmicos, respiram por branquias, o coração tem duas cavidades.

11 Autoavaliação: Após o jogo solicitar aos alunos a responderem a seguinte ficha autoavaliativa:
- Participei da ativamente do jogo. (    ) sim  (    ) não   (   )ás vezes
- Organizei-me com facilidade na execução da tarefa solicitada. (   ) sim (   ) não (   )ás vezes
- Respeitei a participação dos demais colegas. (     ) sim (     ) não (      )ás vezes
- Ajudei meus colegas na realização do jogo. (    ) sim (    ) não (    )ás vezes
- Em qual momento senti mais dificuldade?
- O que posso fazer para melhorar?

12 Refletindo: Após este jogo podemos conversar com os alunos sobre a classificação biológica que agrupa e categoriza as espécies de seres vivos, extintas e atuais. A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Carl von Linée (ou Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas. Estes agrupamentos foram subsequentemente alterados múltiplas vezes para melhorar a consistência entre a classificação e o princípio darwiniano da ascendência comum. O advento da sistemática molecular, que utiliza a análise do genoma e os métodos da biologia molecular, levou a profundas revisões da classificação de múltiplas espécies e é provável que as alterações taxonómicas continuem a ocorrer à medida que se caminha para um sistema de classificação assente na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos. A classificação científica pertence à ciência da taxonomia ou sistemática biológica.

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