terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pique predador

1 Objetivo: trabalhar as relações desarmônicas entre os seres vivos.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender o que é o predatismo.

1.2 Objetivo afetivo: entender a importância do predatismo na natureza.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade e a agilidade.

2 Eixo temático: vida e ambiente.


3 Conteúdo: associação desarmônica: predatismo.

4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).


5 Público alvo: pré-adolescente e adolescente.

6 Número de participantes: de 20 a 30 alunos.

7 Tempo: em torno de 25 minutos.

8 Material: sem uso de material específico.

9 Formação: no pátio ou em uma quadra desenhar quatro grandes círculos nos cantos da quadra e um grande círculo no meio da quadra. O predador deverá ficar no interior do círculo central e os outros alunos distribuídos nos outros círculos.

10 Procedimento: ao sinal do professor os alunos que estão nos pequenos círculos deverão procurar o próximo círculo, um de cada vez, após cada sinal os alunos trocam uma vez, sempre obedecendo o sentido horário. Os alunos que forem sendo pegos pelo predador deverão sair do jogo e aguardar até que todos forem pegos.

11 Autoavaliação: após a atividade solicitar aos alunos que escrevam em uma papeleta o que mais chamou atenção, indicando as aprendizagens e as descobertas, após recolher todos as resposta e sortear algumas para ler em voz alta e fazer uma autoavaliação do jogo no grande grupo.
 
12 Refletindo: após o jogo, o professor pode conversar com os alunos sobre o predatismo, explicando porque um consumidor mata outro organismo e o come. Pode-se explicar que normalmente o predador é maior que suas presas, o número de descendentes é menor que o de sua presa e a longevidade do predador é maior que a longevidade de sua presa. Pode-se dizer que o predador da brincadeira é o gambá que caça cobras, ou ainda, gaviões caçando preás, sapos que pegam insetos ou coruja que caça ratos.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.