terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Competição num ecossistema

1 Objetivo geral: verificar como funciona a competição entre animais num mesmo ecossistema.
1.1 Objetivo cognitivo: compreender a competição que pode ter num ecossistema.
1.2 Objetivo afetivo: vivenciar a competição pela sobrevivência na natureza.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade e a agilidade corporal.

2 Eixo temático: vida e ambiente.

3 Conteúdo: relação entre os seres vivos e o ambiente.

4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 20 a 30 alunos.

7 Material: sem material específico.

8 Tempo: em torno de 20 minutos.

9 Formação: três círculos concêntricos, de fora o maior onde ficarão as  cobras e entre o maior e o menor as corujas e gaviões, e no menor círculo os ratos, preás e coelhos.

10 Procedimento: as cobras do círculo maior deverão passar para o círculo menor sem serem pegos pelas corujas e gaviões que estão no círculo intermediário. Aquele que for tocado será eliminado do jogo.

11 Autoavaliação: após a atividade solicitar aos alunos que autoavaliem a sua participação e desempenho no jogo da competição num ecossistema.
 
12 Refletindo: após este jogo de pega-pega podemos conversar com os alunos sobre a competição num mesmo ecossistema, de duas espécies de seres vivos que têm nichos ecológicos semelhantes. A competição ocorre quando indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes disputam alguma coisa num mesmo ambiente, como alimentos. Na natureza, quando a competição se torna muito grande entre seres de espécies diferentes, a espécie menos adaptada migra para outras regiões ou muda seus hábitos alimentares, podendo até ser extinta da região em que vivia. Além do alimento, os seres vivos podem competir por outros fatores do ambiente, como um abrigo para morar, água ou uma sombra para se protegerem do calor do sol. A competição é um tipo de relação ecológica. Ela funciona como mecanismo de seleção natural, pois os indivíduos que conseguem vencer a competição podem provocar o desaparecimento da outra espécie ou a sua mudança de hábitat. Se os nichos ecológicos de duas espécies diferentes forem também diferentes, não haverá competição entre elas. Por exemplo corujas, cobras e gaviões são predadores que competem entre sí pelas mesmas espécies de presas, principalmente por pequenos roedores (ratos, preás, coelhos etc...) que são as presas prediletas destes diferentes predadores, portanto é uma competição por alimento.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.