quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mundo natural colorido

1 Objetivo: proporcionar ao corpo e mente um bem estar geral levando a conscientização dos pontos de tensão e da melhor respiração para o alívio do estresse, através de uma viagem ao mundo da fantasia.

2 Material: um CD com músicas de fundo suaves.

3 Tempo: em torno de 40 minutos.

4 Número de participante: ilimitado.

5 Público alvo: adolescentes e adultos.

6 Formação: livres em um espaço pré-determinado.

7 Procedimento: inicia-se este relaxamento indicando aos alunos que aproveite estes minutos iniciais do relaxamento. Movimentando-se livremente, espreguiçando-se e alongando-se, principalmente os músculos que estão tencionados, desobstruindo as articulações presas, massajando músculos doloridos, movimentando pescoço, mãos, braços, pernas e pés. Para que possam ficar nos próximos minutos totalmente imóveis. Na etapa seguinte, orienta-se para que todos procurarem uma posição confortável, ficando de barriga para cima, braços estendidos ao longo do corpo, pernas descruzadas, pescoço solto, expressão facial relaxada e com os olhos fechados.
Neste próximo minuto informa-se aos participantes para ficarem em total silêncio, para que possam escutar todos os barulhos que advém do meio ambiente onde estam inseridos, falando o seguinte: como vocês podem observar, os sons são os mais diversos, desde sons advindos da natureza, como também os sons artificiais, produzidos pelo próprio homem.
A próxima etapa do relaxamento, é a regulação da respiração, meio pelo qual facilitará as próximas etapas do relaxamento. Pede-se para que todos inspirem lentamente e profundamente pelo nariz, preenchendo todo o pulmão de ar, inflando-o totalmente, seguramos até contar 1, 2, 3, 4 e 5, soltar lentamente e profundamente pelas narinas todo o ar que estava no pulmão. Mais uma vez, inspira... Cada vez estamos mais e mais relaxados, numa plenitude de paz e concentração interior. Continue respirando lenta e profundamente, mas desta vez preste atenção para os sons que o teu corpo reproduz. Dos batimentos cardíacos, da tua respiração, do ar que infla e deixa o pulmão, e outros sons...
Deixe-te envolver pelo que melhor tem no relaxamento, sinta o teu corpo cada vez mais relaxado, mais e mais relaxado, em total sintonia com o mundo não real, deixe-te envolver com o mundo da fantasia, já que é um mundo alegre, onde não existe violência, e o que vigora é a lei da amizade e da felicidade, lá não tem desigualdade, solidão, tristeza e nem raiva. Neste mundo tudo é possível, nele podemos realizar todos os nossos sonhos, podemos até voar que nem um pássaro, sentindo o vento em nosso rosto e vendo as coisas mais bonitas que a natureza fez para nós. Que tal, vamos lá? Decole agora mesmo do chão, ganhando cada vez mais altitude, voe numa altura que de para olhar tudo que tem lá em baixo. Olhem só quantas coisas belas existem no mundo, se vocês observarem, bem embaixo de vocês verão que tem uma cascata muito bonita, até parece um véu de noiva, onde a cor branca é a que prevalece, escutem só que fantástico o seu som, dá água batendo nas pedras. E o cheiro, que coisa mais boa, da terra molhada e das pedras úmidas, e da floresta é muito melhor, que cheirosa, até parece que estamos na primavera, é tudo muito colorido, existem vários tons de verde, do mais colarinho ao mais escuro, e as flores nem se fala, agrupadas num lado estão as flores amarelas, vermelhas e laranjadas,. Olhando um pouco mais para frente nós veremos um campo de flores azuis, violetas e lilases. E atrás de nós percebemos um precipício muito profundo, sendo que a cor preta e cinza são as que prevalecem neste lugar. Com um vou rasante chegamos ao oceano, e rapidamente mergulhamos profundamente nas águas do mar, e saímos nadando como um lindo golfinho, e nadamos mais e mais. A água que bate no nosso rosto é muito gostosa, passamos a dar pequenos saltos para fora do mar, uma espuma branca se forma debaixo do nosso corpo, voltando num perfeito mergulho profundo descendo e descendo cada vez mais, passamos por lindos cardumes de peixes, agora pouco avistamos um cardume de peixes vermelhos, amarelos e laranjas, como são bonitos, nadamos mais e mais, vejam só que lindas são as algas de tons verde escuro e verde clarinho e um pouco a frente avistamos alguns peixes azuis, violetas e lilases, e se olharmos para trás verificaremos os peixes escuros de cores preto e cinza. Aproximamo-nos na praia e damo-nos conta que podemos correr em direção da mata como se fossemos um leopardo dourado e preto, muito ágil e veloz, nos entranhamos na mata, e corremos muito e muito, estamos muito felizes com tudo que existe de bonito na natureza, tudo é muito colorido, aromático, perfumado, com sons maravilhosos e os gostos nem se fala, que perfeição é a vida.
Continue respirando lenta e profundamente, agora estamos totalmente relaxados, nosso corpo é um só no chão, todos os pontos de contato do nosso corpo com o chão formam uma só matéria, cabeça, ombros, costas, glúteos, coxas e calcanhares estão esparramados e grudado no chão, e toda energia contida em nosso corpo passa a fluir livremente para a terra e da terra para o corpo, recarregando todas as nossa baterias, para que possamos enfrentar esse dia com muita energia positiva, alegria e bem-estar. Para completar este ritual energético lentamente iremos voltando, mantendo o silêncio, a tranquilidade e a paz do ambiente, e formaremos um grande círculo, onde nos daremos as mãos, para que a energia flua de um corpo para o outro, e formaremos um grande caracol, onde todos abraçarão e serão abraçados por todos.

8 Autoavaliação: Ao término do relaxamento conduzido socializar no grande grupo as suas descobertas, vivências, emoções, sentimentos, lembranças...

9 Refletindo: Ao terminar o relaxamento pode-se conversar com os alunos sobre a importância e a beleza da natureza, a maneira como tudo que nos rodeia está interligado, desde uma simples molécula até a um animal. São muitas as paisagens encantadoras existentes em toda parte. A natureza mostra sua beleza em rios, plantas, montanhas e muitas outras riquezas que somente ela possui. As flores mostram em sua beleza cores maravilhosas e formas. Muitas árvores algumas com frutos outras somente enfeitando o meio ambiente, mas cada uma com sua beleza e importância. A beleza da natureza está nos rios, lagos, nas cachoeiras até mesmo no ar que respiramos podemos encontrar essa beleza. Devemos ter mais cuidado e combater a poluição e a degradação ambiental. Apreciar tudo que a natureza pode oferecer em sua beleza é bem relaxante e faz com que as pessoas se sintam bem por causa do contato com o meio ambiente e suas maravilhas. A natureza nos dá inúmeras belezas e entre elas estão os animais de diferentes espécies e cores onde alguns se encontram em extinção outros não, mas todos com sua beleza. Apreciar a natureza e suas belezas é muito importante, pois assim aprendemos o seu valor e começam a cuidar mais dela não realizando queimadas e nem desmatamentos. Hoje em dia as maravilhas da natureza estão sendo agredida por pessoas que só pensam em dinheiro e nem se importam com sua beleza e isso precisa parar com urgência e quem sabe começando a apreciar suas belezas essas pessoas não param com tantas maldades e a natureza se torne mais linda do que já é. Com águas limpas e árvores de todas as espécies. Com pássaros coloridos e livres cantando ao amanhecer e essas são as suas belezas mais ricas que transmitem paz e amor as pessoas, pois acordar com cantos de pássaros e flores no jardim é muito bom para todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.