terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Quem é você?

1 Objetivo geral: diferenciar os animais cordados pelas suas características que os diferem em diferentes classes.
1.1 Objetivo cognitivo: comprender as características que diferenciam os animais em classes.
1.2 Objetivo afetivo: adquirir o interesse pelo estudo dos diferentes animais existentes.
1.3 Objetivo motor: desenvolver velocidade de reação e velocidade.

2 Eixo temático: vida e ambiente.

3 Conteúdo: seres vivos - animais vertebrados.

4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).


5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.

7 Tempo: em torno de 20 minutos.

8 Material: sem material específico.

9 Formação: uma roda.

10 Procedimento: destacar um participante para responder as perguntas dos colegas com sim ou não, que ficará no interior do círculo, para descobrirem que animal é ele, através das característica dos animais, como por exemplo: se tem pelos, se vive na água, se voa, se tem escamas, se tem bico. Quando acertarem o animal, este sai em disparada em direção da turma, para pegar um outro participante e ocupar o seu lugar.
Por exemplo:
Cão: tem pelos, mama, é carnívoro, tem cauda, latem ...
Jacaré: tem escamas, tem cauda, é carnívoro, vivem na água e na terra...
Tubarão: tem escamas, tem nadadeiras, respira por branquias...
Sapo: tem pele úmida, possui cauda, sofrem metamorfose...
Canário: possui bico, tem penas, tem asas...

11 Autoavaliação: após a atividade os alunos podem avaliar o cumprimento das regras do jogo, o empenho na tarefa, o respeito a opinião dos outros, se participou ativamente do jogo e se superou as suas dificuldades. Estas perguntas autoavaliativas podem ser entregues individualmente para os alunos responderem, escrevendo em um papel as respostas.
  
12 Refletindo: após este jogo verificamos que os animais cordados, entre os quais incluímos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, parecem muito diferentes entre si. Os peixes e larvas de anfíbios, por exemplo, vivem na água, respirando por meio de brânquias. Outros cordados vivem em terra firme e respiram por meio de pulmões. Entre estes últimos há os que caminham pelo solo e os que voam, como as aves e os morcegos. Os cordados adaptados ao ambiente aquático têm nadadeiras, já os de terra firme possuem pernas, braços ou asas; alguns têm o corpo revestido por escamas, outros têm pelos ou penas. Essas são apenas algumas das diferenças que fazem dos cordados um dos grupos mais diversificados entre os animais.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.