1 Objetivo: caracterizar o modo de vida dos animais territoriais.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender a importância da territorialidade para alguns animais.
1.2 Objetivo afetivo: verificar o comportamento territorial dos animais.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade, agilidade e resistência física.
2 Eixo temático: vida e ambiente.
3 Conteúdo: animais territoriais.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.
6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.
7 Tempo: em torno de 25 minutos.
8 Material: sem material específico.
9 Formação: dividir os alunos em dois grandes grupos iguais, sendo que, um grupo deverá ocupar um lado do local onde a atividade será desenvolvida, e o outro grupo deverá ficar no lado oposto, divididos por uma linha desenhada no solo de uma quadra ou num pátio ao ar livre.
10 Procedimento: nos dois lados da quadra ou do pátio, terão dois grupos igualmente divididos de raposas. Os indivíduos destes grupos deverão chegar até o lado oposto para pegarem o alimento que ali está marcando ponto para a sua equipe. Os alunos que forem pegos no campo adversário deverão ficar imobilizados até serem salvos por um colega da sua equipe, podendo voltar para o seu campo ou prosseguir em direção à área adversária para pegar o alimento e marcar ponto.
11 Autoavaliação: ao final, partilham-se os sentimentos, bem como as dificuldades e facilidades encontradas durante a atividade.
12 Refletindo: as raposas são animais territoriais, marcando as fronteiras com dejectos, urina e secreções das glândulas subcaudais e interdigitais. Dentro do seu território constróem uma complexa rede de trocas, uma principal e várias secundárias. Aparentemente, dentro de um mesmo território coabitam famílias formadas por um macho e 4 ou 5 fêmeas, que se mantêm permanentemente em contacto através de sons e secreções odoríferas, mas cada uma leva a sua vida separada, possuindo tocas individuais.
13 Imagem:
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
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