1 Objetivo geral: vivenciar o surgimento do planeta, “a grande explosão”, oportunizar a participação em uma atividade na qual terão a noção das etapas de surgimento da vida no planeta; oportunizar conhecimento, através de uma atividade pela via corporal.
1.1 Objetivo cognitivo:
1.2 Objetivo afetivo:
1.3 Objetivo motor:
2 Eixo temático:
3 Conteúdo:
4 Série:
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: sem número específico.
7 Material: sem materiais específicos.
8 Tempo: em torno de 20 minutos.
9 Formação: fazer uma roda ao ar livre.
10 Procedimento: realizar um momento de identificação, no qual os alunos gritam seu próprio nome e atiram-se ao chão, encenando uma grande explosão, o surgimento da Terra. Todos devem permanecer deitados no chão e em silêncio. Logo após anunciar que começa o surgimento das águas: os alunos continuam no chão e começam a ouvir o som das águas, sentam-se em silêncio (pois ainda não existem) e, sob orientação, começam a imitar os sons dos seres que vivem nas águas, só neste momento é que podem falar e dizer o nome doas animais que vivem nas águas. Após começa o surgimento da vida na superfície da Terra: Técnica mista, exercício físico, mímica, roda, caminhada, corrida e relaxamento. Fazer exercícios imitando a germinação, exercícios formando as árvores (base com os pés), exercícios imitando animais, evidenciar as diferenças entre o ser de uma planta do ser de um animal, exercícios imitando os animais. Neste momento ocorre o surgimento do ser humano: o professor deverá ressaltar o fato de que o ser humano apareceu somente quando os elementos da natureza estavam prontos para recebê-lo. Os exercícios físicos deverão trabalhar com movimentos de flexão, e terminar com postura ereta e mãos (características humanas). Até então as crianças não falam e somente reproduzem os sons ou linguagem de animais. Por fim o planeta e seus habitantes: com o objetivo de trabalhar o sentido, a voz, o equilíbrio, a sociabilidade e a cooperação. Trabalhar os sentidos através de exercícios simples tais como “olho no olho”, exercícios em dupla, cada participante encena que está tirando a máscara do colega e, logo a seguir, diz seu nome como uma apresentação; levar as crianças e reconhecerem gostos e cheiros; brincadeira em dupla em que um dos participantes amarra simbolicamente o narizinho do colega e vai comandando seus movimentos; alternar caminhada e corrida; simultaneamente, falar uma linguagem louca que vai se transformando e se fazendo entender. Logo a seguir, conduzir os exercícios levando as crianças a sentarem no chão e massagearem seus pés, pernas etc. Logo após, deixa-los fazer uma festa.
11 Autoavaliação: ao término da técnica socializar no grande grupo as suas descobertas, vivências, emoções, sentimentos, lembranças...
12 Refletindo: após esta técnica possibilita-se uma reflexão sobre o nível de evolução no qual encontra o nosso planeta hoje, já que foi preciso milhões de anos para que esse se configurasse e pudesse oferecer condições para o desenvolvimento da vida. Segundo a classe de cientistas a Terra está datada de 4,5 a 5,0 bilhões de anos. Ao longo de sua formação o planeta já possuiu diferentes características em consistência e principalmente em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, e supostamente o planeta passou por processo de glaciação. No começo, tudo na terra era rocha derretida, que, depois de algum tempo, se solidificou e formou a superficíe terrestre. Naquela época havia muitas erupções vulcânicas, e por essa razão, a atmosfera da terra era tóxica. Houve um grande periodo de chuvas, que durou milhões de anos, e as partes de terra que ficaram emersas formaram os continentes. As primeiras formas de vida do planeta foram os Procariontes, formas de vida unicelares que continham DNA, a molécula fundamental da vida. Depois dos Procariontes, vieram os Eucariontes que já eram mais complexos, continham um núcleo e organelas. Tempos depois, surgiram os vermes achatados e criaturas invertebradas mais complexas, como os Trilobitas. De pequenos seres chamados conodontes, surgiram os peixes, que se tornaram no Devoniano os donos dos mares, e que por alguma razão desconhecida, talvez em busca de alimentos ou para fugir de predadores, começaram a sair para a terra firme, e deram origem aos anfíbios que podiam andar na terra, mas nescessitavam viver em pântanos pois não sobreviviam muito tempo fora da água. Os anfíbios evoluiram aos répteis, que viviam sem dependência da água e dos répteis evoluiram os sinapsídeos, ancestrais dos mamíferos, que permaneceram escondidos durante o longo reinado dos dinossauros até se tornarem os donos do mundo.
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