1 Objetivo: trabalhar as relações harmônicas entre os seres vivos.
1.1 Objetivo cognitivo: estudar as relações harmônicas do tipo simbiose entre os seres vivos.
1.2 Objetivo afetivo: etender a importância da simbiose para a sobrevivência de algumas espécies.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade e resistência física.
2 Eixo temático: vida e ambiente.
3 Conteúdo: associação harmônica: simbiose.
4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).
5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.
6 Número de participantes: de 20 a 35 alunos.
7 Tempo: em torno de 25 minutos.
8 Material: sem uso de material específico.
9 Formação: livres no pátio.
10 Procedimento: um aluno será o pegador. Livre pelo pátio ou quadra, este aluno deverá pegar outro aluno que por sua vez, deverá dar a mão para este. Cada vez que um aluno for pego, deverá dar a mão para os demais, formando uma grande corrente e, para isso, não poderão soltar as mãos.
11 Autoavaliação: Avaliar a participação de todos perguntando, dentre outras coisas: Como se sentiram nos diferentes papéis? O que aprendemos com esta atividade?
12 Refletindo: após a brincadeira pode-se conversar com os alunos explicando o que é a simbiose, ou seja, quando as espécies somente sobrevivem quando associadas, onde ambos levam vantagem na associação. Esta associação em geral é permanente e com dependência orgânica. Podemos encontrar associações entre vegetais: líquens (entre algas com fungos) os fungos protegem as algas evitando o seu dessecamento (mantém a umidade), enquanto que as algas, produtoras, autotróficas, fornecem aos fungos alimentos, matéria orgânica produzida durante a fotossíntese.
13 Imagem:
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.