1 Objetivo: estudar a capacidade da água de absorver calor.
1.1 Objetivo cognitivo: entender a capacidade térmica da água.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: terra e universo.
3 Conteúdo: capacidade térmica.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: de 3 à 4 pessoas por experiência.
3 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: vela, um copo descartável de plástico ou papel, água.
9 Formação: em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas.
10 Procedimento: coloque água no copo, aqueça-o colocando sobre a chama da vela. O que aconteceu? O copo queimou? Procure explicar o que observou.
11 Autoavaliação: após o experimento faz-se a socialização solicitando o quanto a experiência os surpreenderam ao ver o que aconteceu com o copo de plástico.
12 Refletindo: um copo vazio queima facilmente quando colocado próximo da chama da vela. O copo com água não queima, porque o calor fornecido pela vela é absorvido pela água. Por isso é que se usa água para apagar incêndios. Mas a água não deve ser usada para apagar qualquer incêndio.
O calor flui dos corpos mais quentes para os mais frios. Você freqüentemente deseja evitar que o calor se escoe. Por exemplo, você usa roupas de lã no inverno para manter-se aquecido, e sua geladeira tem paredes espessas para impedir a entrada de calor. Quando você deseja facilitar o escoamento de calor você usa metais porque eles são bons condutores. Sua mãe usa panelas de ferro ou alumínio.
13 Imagem:
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.