1.1 Objetivo cognitivo: entender os elementos existentes no ar.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: Terra e universo.
3 Conteúdo: propriedade física do ar.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: 3 participantes por experiência.
7 Tempo: em torno de 15 minutos.
8 Materiais: lenço de papel, um copo e uma bacia com água.
9 Formação: formar grupos de 3 pessoas.
10 Procedimento: faça uma bolinha com o papel e coloque dentro do copo. Cuide para que fique bem presa. Vire o copo de cabeça para baixo e mergulhe na bacia, sem incliná-lo. A água não entra no copo.
11 Autoavaliação: pergunta-se aos alunos por que a água não entra e o lenço fica seco. Se você inclinar um pouco o copo na água, vai ver as bolhas de ar saindo e a água entrando.
12 Refletindo: o ar é importante para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais. Nós devemos entender as propriedades dessa substância que não podemos ver, mas que é vital para nossa sobrevivência. Nós sabemos e podemos facilmente demonstrar que o ar pode ser sentido, ocupa espaço, tem peso, exerce pressão e pode se expandir.Entender esses fatos sobre o ar tornará mais fácil estudar o clima, o crescimento das plantas e a aerodinâmica.
13 Imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.