1.1 Objetivo cognitivo: estudar o cuidado e o tratamento da água.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: tecnologia e sociedade.
3 Conteúdo: uso e tratamento da água.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: um aluno por filtro.
7 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: uma garrafa de plástico de dois litros, algodão, areia, pedras pequenas, tesoura sem ponta, um copo com água suja.
9 Formação: esta atividade pode ser desenvolvida individualmente, a sugestão é que seja feito um filtro para cada aluno, para evitar brigas acerca de “quem será o dono”.
10 Procedimento: corte a garrafa de plástico um pouco acima do meio. Pegue a parte de cima da garrafa e dentro dela coloque o algodão, depois a areia e, por último, as pedras. Coloque a parte de cima da garrafa dentro da parte de baixo, como se fosse um funil. Jogue a água suja.
Variação: proponha filtrar uma solução de água e sal – cujo sal não ficará retido no filtro. Pergunte aos alunos o porquê da mistura não ter sido tão eficiente quanto à segunda.
11 Autoavaliação: proponha aos alunos que confeccionem um relatório, em grupo, descrevendo passo a passo a experiência, Solicitando que respondam o que aconteceu com a água, questões para auxiliar na reflexão:
A água pode acabar?
Por que devemos evitar o desperdício de água? Dê algumas sugestões para evitar o desperdício.
Lavar (e varrer) a calçada com uma mangueira lhe parece uma boa prática ambiental?
Quando você toma um banho gelado em casa, você gasta energia?
Desperdiçar água significa que você está contribuindo mais para a emissão de CO2 na atmosfera?
12 Refletindo: quando a água passa pelas pedrinhas, pela areia e, por último, pelo algodão, ela é filtrada, fica menos suja. Como este filtro foi feito apenas experimentalmente, com uma quantidade reduzida de componentes em cada camada, este filtra apenas partículas maiores e por isso a água com sal continuou salgada e o segundo sistema, água+terra, não pode ser ingerido, visto que os patógenos causadores de doenças transmitidas via água e alimentos contaminados são bem diminutos. Assim, apenas se esta água fosse fervida ou fosse adicionado a ela hipoclorito de sódio é que poderia ser ingerida, uma vez que estes processos matariam tais causadores de doenças. Também pode ser abordados temas como soluções e doenças causadas pela ingestão de água contaminada.
13 Imagem:
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