1 Objetivos: conscientizar para os problemas acarretados com a colocação de resíduos em locais impróprios, alertar os alunos sobre a problemática do desequilíbrio da natureza, quando elementos naturais não pertencem a aquele ambiente e aguçar a percepção para o meio ambiente.
2 Material: materiais naturais que não pertençam à trilha.
3 Tempo: em torno de 30 minutos.
4 Número de participante: de 10 à 30 pessoas.
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Formação: sem formação específica.
7 Desenvolvimento: os participantes deverão procura elementos naturais colocados em lugares indevidos. Num primeiro momento prepara-se a trilha colocando nos lados dessa trilha alguns materiais que não pertencem ao local, como por exemplo:
- folhas, flores ou frutos de uma árvore no pé da outra;
- conchas de praia no chão;
- construir pequenos montes de terra, como se tivessem sido feitos por algum animal;
- cogumelos feitos de massa de modelagem;.
- pegadas falsas de animais;
- ninhos com pedras arredondadas imitando ovos.
Cada participante observador deve marcar os erros, sem divulgar o resultado, para que todos possam fazer comparações. Para terminar, peça que o grupo refaça o trajeto para levantar o número de erros.
7.1 Variações: Esconda os materiais na trilha em alturas diferentes. Coloque também na trilha balas, gravuras, desenhos, resíduos sólidos etc.
8 Autoavaliação: Ao final da dinâmica, é bom que cada aluno verbalize como se sentiu no decorrer da trilha, bem como as descobertas feitas.
9 Refletindo: A busca por refúgios naturais e o gosto pela aventura incita os alunos a percorrerem caminhos, os quais possibilitam a interação com os lugares. Alternativas para trabalhos educativos em atividades de campo a partir da análise de seus recursos e da interpretação de suas belezas são ferramentas interessantes e úteis no processo de construção da cidadania ecológica. A vivência na trilha através do jogo dos 7 erros, por sua vez, busca informar e sensibilizar os alunos para a compreensão da complexa temática ambiental e para o envolvimento em ações que promovam hábitos sustentáveis de uso dos recursos naturais.
sábado, 21 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.