1.1 Objetivo cognitivo: estudar a pressão atmosféreca.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: tecnologia e sociedade.
3 Conteúdo: pressão atmosférica.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: 3 a 4 pessoas por experiência.
7 Tempo: em média 15 minutos.
8 Material: garrafa de plástico com tampa de rosca, funil, um pouco de água quente, recipiente com água fria.
9 Formação: pequenos grupos de 3 à 4 pessoas.
10 Procedimento: colocar um pouco de água quente dentro da garrafa; Tampe a garrafa e coloque-a dentro do recipiente com água fria.
11 Autoavaliação: conversar com os alunos solicitando o que aconteceu com a garrafa?
12 Refletindo: quando a gente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentando também o ar que está dentro dela. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar. O ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão. Enquanto isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela pressão atmosférica.
13 Imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.