1 Objetivo: comprovar por meio da experiência a existência da pressão atmosférica.
1.1 Objetivo cognitivo: trabalhar os conteúdos da pressão atmosférica.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a criatividade.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: terra e universo.
3 Conteúdo: pressão atmosférica.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: 2 alunos por experiência.
7 Tempo: em torno de 15 minutos.
8 Materiais: cartolina, copo, água, tesoura.
9 Formação: em duplas.
10 Procedimento: encha o copo com água. Recorte um pedaço da cartolina (deve ser maior que o tamanho da boca do copo). Deslize a cartolina sobre o copo, tapando-o. Vire o copo de cabeça para baixo e levante o copo.
11 Autoavaliação: pergunta-se aos alunos por que a cartolina não cai, segurando toda a água dentro do copo.
12 Refletindo: a pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força de baixo para cima na cartolina, maior que o peso da água do copo. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima da água por causa do copo, a água não cai.
13 Imagem:
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.