1.1 Objetivo cognitivo: aprender a reutilizar materiais alternativos no dia-a-dia.
1.2 Objetivo afetivo: verificar o quanto é possível reutilizar materiais.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as valências físicas, como por exemplo a resistência, a força, a velocidade e a agilidade.
2 Eixo temático: recursos tecnológicos.
3 Conteúdo: reaproveitamento de materiais.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: crianças.
6 Número de participantes: de 15 a 30 alunos conforme o tamanho da ecobrinquedoteca.
7 Material: brinquedos confeccionados a partir de sucatas, como por exemplo: garrafas pet, latas, embalagens, bandejas etc.
8 Tempo: em torno de 35 a 40 minutos.
9 Formação: livres na sala.
10 Procedimento: a Ecobrinquedoteca é um espaço que visa . É um espaço alegre, colorido, diferente, onde os alunos desenvolvem a imaginação, sem medo de serem punidos e cobrados. A Ecobrinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social, comunitária e ecológica. A Ecobrinquedotecas pode ter brinquedos variados, confeccionados a partir da utilização inteligente de resíduos sólidos, como por exemplo: garrafas PET, caixas de papelão, bandejas de ovos, jornais, latas etc. Brinquedos que vão realizar sonhos, desmistificar fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente, e que estimule uma postura ecologicamente correta. Quando uma criança entra na Ecobrinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria e a magia do espaço. Sendo um ambiente para estimular a criatividade e a consciência ecológica, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização.
11 Autoavaliação: ao final da atividade formar uma roda e solicitar para cada aluno verbalizar os seus sentimentos, emoções, alegrias e desprazeres durante as brincadeiras, como também solicitar que falem do que mais gostaram de brincar e do que brincaram, se construíram alguma coisa etc.
12 Refletindo: é neste espaço que podemos observar melhor o desenvolvimento dos alunos, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades e do cuidado com o meio ambiente.
13 Imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.