1.1 Objetivo cognitivo: entender o funcionamento da diferença de pressão.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: terra e universo.
3 Conteúdo: diferença de pressão.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: 3 pessoas por borrifador.
7 Tempo: em média de 15 minutos.
8 Material: 1 canudinho de refresco e um copo com água.
9 Formação: em pequenos grupos de 3 pessoas.
10 Procedimento: corte um canudinho de refresco em duas partes: uma delas com 5 cm de comprimento, no máximo. Coloque a parte menor num copo com água e com a outra parte assopre de modo a criar uma corrente de ar que passe tangenciando o orifício do pedaço do canudo que se encontra na água. Se preferir, você pode usar o vento produzido por um secador de cabelo ao invés de assoprar.
11 Autoavaliação: pergunta-se aos alunos: Por que a água sobe pelo canudinho? A água sobe pelo canudinho. Tendo menor pressão que a atmosférica, a corrente de ar faz com que se estabeleça uma diferença de pressão entre as extremidades do canudinho imerso na água, fazendo com que a água suba pelo canudinho e se misture com o ar.
12 Refletindo: apertar um borrifador de plantas, por exemplo, produz a mesma situação. O ar é forçado através de um canudo e a água sobe por causa da diminuição da pressão e é espirrada para fora em gotinhas. Você já sabe que outra maneira de fazer a água subir no canudo vertical é colocar a boca na sua extremidade superior e chupar. Quando você chupa, está diminuindo a pressão dentro do tubinho, fazendo também com que a água suba nele até atingir a sua boca.
13 Imagem:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB-7E8v_3o2Bk0cryIfyu2yCDf701OdbTqmbl1T9kjpt3iXke_SiqpcE0lqT_22QByPQGYe1gDO6hJZfQ1DQoMrhQNfbDqA_yLohLP0fBRr555uxZFNUNUtShdqs2tiQmRd_QNl8krMm4/s320/Imagem20.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.