1.1 Objetivo cognitivo: refletindo sobre as responsabilidades de cada um neste processo, desde as suas atitudes diárias, até a busca de soluções junto ao poder público.
1.2 Objetivo afetivo: propiciar a coordenação e o espírito de grupo através de um jogo esportivo.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a coordenação motora e motricidade fina.
2 Eixo temático: recursos tecnológicos.
3 Conteúdo: lixo.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: 6 ou 9 alunos por equipe.
7 Material: garrafas PET, tesouras e fita adesiva larga.
8 Tempo: em torno de 30 minutos.
9 Formação: duas equipes de 6 ou 9 jogadores em cada uma.
10 Procedimento: a atividade tem inicio na coleta das embalagens, na confecção das rapet e na elaboração das regras, e continua no jogo propriamente dito, em uma quadra de vôlei. Ao final da atividade realiza-se a avaliação, retomando os momentos vividos.
11 Autoavaliação: terminado o jogo forma-se um grande círculo, e passa-se à avaliação da atividade. É interessante que os participantes possam dizer suas impressões e a importância de se estar utilizando de forma inteligente as PET.
12 Refletindo: desde que as garrafas PET foram introduzidas no Brasil, em 1994, verificou-se um novo modelo de consumo descartável. Estas embalagens vieram para ficar. Desde a sua invenção, a idéia era produzir um produto totalmente reciclável, no caso o termoplástico, que pode ser reprocessado diversas vezes. Infelizmente, só a metade da produção de PET é reciclada em nosso país, muito ainda tendo que ser feito para modificar esta realidade, a começar pelo próprio hábito da separação das embalagens, acompanhado das políticas públicas na área, e inclusive melhorando as condições das usinas de reciclagem.
13 Imagens:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2Cbh4C0mMRkKxUIjLEn-93p3MBexB6PNP97Kr0LkNbrTrDolPbKN_HYnb8M4P8FbQnBqbNoxXnUMVmZIFNRQt00w-qBeaB7J7bnjUuv6LUuA1J9uGo0415qo68brL10QklBoEuc-XCi8/s320/petbol+1.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.