1 Objetivo geral: executar uma apresentação alegre e movimentada imitando e reconhecendo a importância do movimento para os seres vivos.
1.1 Objetivo cognitivo:
1.2 Objetivo afetivo:
1.3 Objetivo motor:
2 Eixo temático:
3 Conteúdo:
4 Série:
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: de 15 a 30 pessoas.
7 Material: sem material específico.
8 Tempo: estipulado conforme o número de alunos.
9 Formação: todos em pé em um grande círculo.
10 Procedimento: estando todos em um círculo, solicitar para que um integrante de cada vez faça um gesto e fale o seu nome direcionando-se ao centro do círculo, voltando para a posição inicial, para que após todos repitam o mesmo gesto, movimento e o seu nome, e assim por diante.
11 Autoavaliação: ao final da dinâmica formar uma grande roda e avaliar os sentimentos e descobertas do grupo, solicitando que livremente verbalizem a experiência.
12 Refletindo: após a dinâmica pode-se comentar o quanto o movimento é uma característica importante nos animais. Os seres vivos possuem capacidade de movimentação. Quando se refere à capacidade de movimentação, está se falando de uma ação voluntária, que um ser vivo faz por si próprio. Os animais se movimentam rápida e ativamente, nadando, correndo ou voando sendo, portanto, mais facilmente identificável. Movimentando-se os animais realizam, com mais facilidade, algumas tarefas básicas, como buscar alimentos, se defender e atacar. Nas plantas a constatação dos movimentos requer uma observação mais cuidadosa pois ocorre mais lentamente. Por exemplo, se girarmos o vaso de uma planta que fica perto da janela, suas folhas se moverão lentamente até ficarem voltadas em direção à fonte de luz. Essa movimentação, no entanto, demorará vários dias.
13 Imagem:
domingo, 22 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.