1.1 Objetivo cognitivo: reconhecer a importância da reutilização das garrafas pet.
1.2 Objetivo afetivo: adquirir o interesse pelo cuidado da natureza.
1.3 Objetivo motor: plantar e cultivar pequenos vegetais em mini-hortas suspensas em garrafas pet.
2 Eixo temático: tecnologia e sociedade.
3 Conteúdo: reutilização de garrafas pet.
4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: ilimitado.
7 Materiais: garrafa PET, tesoura, soldador (para fazer furos na garrafa), terra, vegetais, temperos e ervas.
8 Tempo: sem tempo determinado.
9 Formação: sem formação determinada.
10 Procedimentos: a atividade desenvolvidas neste projeto pode ser organizadas em oficina. Identifica-se um problema a ser superado; após, planeja-se e desenvolve-se ações utilizando a mini-horta suspensa, em que aborda-se a coleta das garrafas pet, a confecção dos vasinhos, o plantio dos vegetais e o cuidado diário com os mesmos.
11 Autoavaliação: avaliar com os alunos desde a construção dos pet vasos ao plantio e cuidado diário da mini-horta, informando a responsabilidade de cada um com o cuidado da sua plantinha. Caso a planta for medicinal pesquisar os seus usos e formas de manipulação.
12 Refletindo: atualmente, em nossa sociedade, o uso de garrafas PET pela indústria vem crescendo a cada ano, mas somente a metade destas é reciclada, o que nos preocupa sobre o destino das garrafas que não são recicladas, visto que elas não são biodegradáveis. Desta forma, pensamos alternativas para a reutilização destas embalagens, no sentido de conscientizar sobre a problemática ambiental deste produto, principalmente quando é depositado em aterros sanitários, prejudicando a decomposição dos outros materiais, já que não há uma bactéria específica para a sua decomposição, ou quando ele é descartado em locais impróprios como rios, lagos, arroios, oceanos etc.
13 Imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.