1.1 Objetivo cognitivo: estudar a pressão atmosférica..
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.
2 Eixo temático: terra e universo.
3 Conteúdo: pressão atmosférica.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: 3 a 4 pessoas por experiência.
7 Tempo: em torno de 20 minutos.
8 Material: garrafa de plástico com tampa de rosca, prego, água e uma bacia.
9 Formação: sugere-se trabalhar em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas.
10 Procedimento: encha a tigela de água. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela. Coloque água dentro da garrafa e feche. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante.
11 Autoavaliação: solicitar aos alunos a responderem o que aconteceu. Mesmo com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a água começa a cair; se fechar, a água pára.
12 Refletindo: a pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.
13 Imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.