1 Objetivo: evidenciar a propriedade da inércia inerente a todos os corpos materiais.
1.1 Objetivo cognitivo: estudar as propriedades físicas da matéria.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a coordenação mortora, a motricidade fina e ampla.
2 Eixo temático: terra e universo.
3 Conteúdo: propriedade física da matéria.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: 2 pessoas por experiência.
7 Tempo: em torno de 15 minutos.
8 Material: um copo de plástico, água e barbante.
9 Formação: pode-se desenvolver esta atividade em duplas.
10 Procedimento: amarrar um barbante em um copo com água, fazendo um movimento giratório sem parar. Quando o copo gira, a inércia provoca na água um movimento para o alto e para fora. Isso impede que a água saia de dentro do copo.
11 Autoavaliação: finaliza-se o experimento, numa sessão plenária, ouvindo comentários e depoimentos sobre os resultados obtidos com o experimento.
12 Refletindo: todo corpo, atendendo à primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia, em linguajar bem popular, diz "deixe-me estar como estou"; se estou em repouso quero continuar em repouso e, se estou em movimento, quero continuar com a velocidade que estou. Qualquer tentativa de retirar-me do estado atual (repouso ou movimento) encontrará séria imposição. Cientificamente a primeira lei diz: "Todo corpo isento da ação de forças externas ou sujeito a um sistema de forças de resultante nula, estará em repouso ou estará executando movimento retilíneo e uniforme." O referencial onde isso se verifica denomina-se "referencial inercial".
13 Imagem:
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.