1.1 Objetivo cognitivo: apreender a correta separação do lixo de acordo com as cores dos coletores.
1.2 Objetivo afetivo: respeitar a correta separação do lixo.
1.3 Objetivo motor: desenvolver os fundamentos do vôlei .
2 Eixo temático: recursos tecnológicos.
3 Conteúdo: lixo.
4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).
5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
6 Número de participantes: 6 em cada equipe, com um total de 12 pessoas.
7 Material: bola de vôlei, lixos (pode ser simbólico através de bolinhas de jornal, com figuras de resíduos fixadas nestas).
8 Tempo: em média 40 minutos.
9 Formação: mesma formação do voleibol, 6 alunos por equipe.
10 Procedimento: através do jogo “Câmbio”, adaptação do voleibol, abordar as questões do lixo fora do lixo correto. Após o sorteio da posse de bola o início do jogo se dará pelo jogador da posição do meio da quadra que lançará a bola por cima da rede dando a ordem de CÂMBIO. Dada a ordem de câmbio, todos os jogadores dessa equipe executam o rodízio. O saque será a bola arremessada, sempre por cima da rede, devendo ser respeitada a linha dos três metros, e não podendo o jogador saltar. A recepção da bola será com bola presa, podendo ser executados no mínimo um e o máximo três passes, sendo o terceiro, obrigatoriamente, o de arremesso pelo jogador da posição central para o lado adversário, que dará a ordem de CÂMBIO, e este não poderá saltar. Em síntese, no máximo, três jogadores da mesma equipe tocarão na bola durante a jogada.
Ao converter o ponto a equipe poderá retirar um lixo da quadra e colocar no correto coletor seletivo, que estará ao lado da quadra. Ao final da partida, conta-se o lixo colocado corretamente nos coletores para verificar a equipe que somou mais pontos durante a partida.
11 Autoavaliação: ao final do jogo o professor apresenta a todos a proposta de uma discussão voltada para a reposta a três questões básicas:
- Como você se sentia no início do jogo no meio de tanto lixo? E agora no final sem lixo na quadra?- Até que ponto foram alcançados os objetivos propostos inicialmente?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada?
12 Refletindo: após o jogo podemos refletir porque o lixo é um dos principais problemas encontrados nas cidades. Nas cidades que contam com serviços de coleta do lixo esse é armazenado em dois tipos de “depósitos”: os lixões nos quais os dejetos ficam expostos a céu aberto e os aterros sanitários onde o lixo é enterrado e compactado. Os lugares que abrigam os depósitos de lixo geralmente estão localizados em áreas afastadas das partes centrais do município. É comum em bairros não assistidos pelo serviço de coleta de lixo que o depósito dos lixos seja em locais impróprios, como encostas, rios e córregos. A população desses bairros negligencia os sérios danos que tais ações podem causar à biodiversidade e ao homem, diante disso destaca-se: dispersão de insetos e pequenos animais (moscas, baratas, ratos), hospedeiros de doenças como dengue, leptospirose e a peste bubônica. Os lixões retratam além dos problemas ambientais os sociais, a parcela da sociedade excluída que busca nesses locais materiais para vender (papéis, plásticos, latas entre outros), às vezes as pessoas buscam também alimentos, ou melhor, restos para o seu consumo, muitas vezes estragados e contaminados, demonstrando o ápice da degradação humana.
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