1 Objetivo geral: estudar a coleta e as formas de tratamento do lixo.
1.1 Objetivo cognitivo: reforçar a importância da separação do lixo para a reciclagem.
1.2 Objetivo afetivo: possibilitar a cooperação.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as valências físicas da velocidade e agilidade.
2 Eixo temático: recursos tecnológicos.
3 Conteúdo: coleta e tratamento de lixo.
4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
5 Público alvo: crianças.
6 Número de participantes: de 15 a 35 pessoas.
7 Material: crachás confeccionados com figuras de alimentos e de embalagens de plástico, papel, vidro e metal.
8 Tempo: estipulado conforme o número de alunos.
9 Formação: cinco alunos pegadores dispostos na linha central da quadra, cada um com uma blusa da cor de acordo com o lixo que devem pegar, e os outros alunos ao fundo da quadra, portando crachás com figuras que representem o seu respectivo lixo.
10 Procedimento: ao sinal do professor, os alunos que estão ao fundo da quadra, partem em direção ao outro lado da quadra, evitando ser tocado pelo seu coletor de lixo (ver imagem). Quem é pego, é conduzido até o seu correto coletor de lixo, que está colocado ao lado da quadra, devendo permanecer lá até o término do jogo (ver imagem). Após novo sinal do professor, aqueles que ainda não foram pegos voltam para a posição inicial e assim por diante.
11 Autoavaliação: ao final da atividade reúnem-se todos e retoma-se o tema através de perguntas e respostas verificando as dificuldades, os acertos e os erros.
12 Refletindo: após a brincadeira, reúne-se os alunos para discutir o assunto, sobre o qual pode-se chegar à conclusão de que a produção de lixo vem aumentando assustadoramente. E que o lixo é o maior causador da degradação do meio, sendo recolhido pelos caminhões e levado até as centrais de reciclagem, onde é separado e classificado para o reaproveitamento. Também pode-se informar que muitas famílias sobrevivem da venda deste material. A separação do lixo, orgânico (molhado) do inorgânico (seco), é importantíssima para o processo da reciclagem, uma vez que, quando misturado, dificulta o processo de "garimpagem" dos catadores de lixo. Nosso papel neste processo é muito simples: separar o lixo que produzimos.
13 Imagem:
Alunos aguardando o sinal do professor para iniciarem o jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.