segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Absorção de Calor

1 Objetivo: estudar a capacidade da água de absorver calor.
1.1 Objetivo cognitivo: entender a capacidade térmica da água.

1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.

2 Eixo temático: terra e universo.

3 Conteúdo: capacidade térmica.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: de 3 à 4 pessoas por experiência.


3 Tempo: em torno de 20 minutos.

8 Material: vela, um copo descartável de plástico ou papel, água.
9 Formação: em pequenos grupos de 3 ou 4 pessoas.

10 Procedimento: coloque água no copo, aqueça-o colocando sobre a chama da vela. O que aconteceu? O copo queimou? Procure explicar o que observou.

11 Autoavaliação: após o experimento faz-se a socialização solicitando o quanto a experiência os surpreenderam ao ver o que aconteceu com o copo de plástico.

12 Refletindo: um copo vazio queima facilmente quando colocado próximo da chama da vela. O copo com água não queima, porque o calor fornecido pela vela é absorvido pela água. Por isso é que se usa água para apagar incêndios. Mas a água não deve ser usada para apagar qualquer incêndio.
        O calor flui dos corpos mais quentes para os mais frios. Você freqüentemente deseja evitar que o calor se escoe. Por exemplo, você usa roupas de lã no inverno para manter-se aquecido, e sua geladeira tem paredes espessas para impedir a entrada de calor. Quando você deseja facilitar o escoamento de calor você usa metais porque eles são bons condutores. Sua mãe usa panelas de ferro ou alumínio.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.