domingo, 22 de novembro de 2009

Ponto de vista

1 Objetivo geral: valorizar a importância de cada elemento no equilíbrio da natureza, desenvolvendo o sentido do belo, observando a natureza sob diversos pontos de vista.
1.1 Objetivo cognitivo:

1.2 Objetivo afetivo:
1.3 Objetivo motor:

2 Eixo temático:

3 Conteúdo:

4 Série:

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

6 Número de participantes: sem número específico.



7 Material: uma folha A4 dividida por linhas em 6 partes.

8 Tempo: em média de 30 minutos.

9 Formação: sem formação específica.

10 Procedimento: distribuir uma folha de papel para cada participante e dividi-la em seis partes, onde cada um desenhará como seria a natureza vista por diferentes pessoas, por exemplo:
1. um cardume de peixes na águas do arroio visto por um pescador;
2. um proprietário de uma empresa que despeja produtos poluidores no arroio;
3. uma família que deseja fazer um piquenique nas margens do arroio;
4. um grupo de crianças que brinca em suas águas limpas;
5. um biólogo que veio localizar uma grande mortandade de peixes no arroio;
6. um grupo de aves que vieram se banhar nas águas do arroio.
Sugestão: montar um painel com os desenhos e expor na escola.

11 Autovaliação: terminada a tarefa da dinâmica, pode-se refletir melhor no grande grupo sobre as sensações que cada um experimentou ao desenhar a natureza sob diferentes pontos de vista.

12 Refletindo: Após o desenvolvimento da dinâmica pode-se fazer um debate sobre a importância do equilíbrio da natureza. No seu ambiente natural as espécie de vida estão em equilíbrio. Se, por exemplo, um animal carnívoro se multiplica rapidamente demais os animais de que ele se alimenta tornam-se escasso. Assim, viver fica mais difícil e o numero desses carnívoros volta ao nível normal. Tal redução pode também ser alcançado por emigração, perda de fertilidade luta, etc. O homem, com freqüência, perturba o equilíbrio ecológico, sobre tudo quando tenta reduzir ou mesmo eliminar certas formas de vida que ele considera praga. Foi assim que a eliminação de uma cobra venenosa das Antilhas fez aumentar a população de ratos dos quais ela se alimentava na Austrália a explosão populacional de coelhos introduzido pelo homem só pode ser contida com o uso de veneno, e com certeza foram mortos muitos outros animais e insetos tirando da natureza seu equilíbrio.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.