sábado, 14 de novembro de 2009

Futelixo

1 Objetivo geral: vivenciar a desagradável convivência com o lixo espalhado pelo chão na simulação de um jogo de futebol.

1.1 Objetivo cognitivo: entender o quanto o lixo pode prejudicar o dia-a-dia se não colocados nos corretos coletores.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver espírito de grupo.
1.3 Objetivo motor: possibilitar o desenvolvimento das técnicas do futebol.


2 Eixo temático: recursos tecnológicos.

3 Conteúdo: lixo.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: de 5 a 6 pessoas por equipe, em uma quadra de futsal.


7 Material: bolas de papel (jornal), com figuras de alimentos e embalagens de metal, vidro, plástico e papel fixadas em cada uma, bola de futebol e aros coloridos representando os coletores seletivos de lixo.


8 Tempo: em torno de 30 minutos.


9 Formação: os alunos devem formar duas equipes, com o número de alunos conforme o tamanho da quadra de futsal ou campo de futebol.

10 Procedimento: os alunos jogam futebol obedecendo às regras normais do mesmo, só tendo como variação a distribuição de várias bolas de papel representando lixos, conforme a figura fixada no mesmo (ver imagem). Ao fazer os gols, a equipe pode coletar um lixo e colocar no correto coletor seletivo, que está distribuído ao lado da quadra, através de aros coloridos.


11 Autoavaliação: saber a opinião do grupo a respeito de seus sentimentos ao jogar futebol entre o lixo. E mostrar que fizemos parte de uma sociedade e de um ambiente. O que podemos concluir pensando em mim e no conjunto para melhorar a nossa sociedade e o meio ambiente?


12 Refletindo: após a partida de futebol, os alunos são levados a refletirem o quanto o lixo pode atrapalhar o nosso dia a dia, quando não colocado corretamente no coletor, inclusive podendo gerar graves problemas de saúde para todos nós. Também discutimos o quanto a praticidade da vida moderna tem provocado a insensatez do uso indiscriminado dos recursos naturais. Materiais que a natureza leva centenas ou milhares de anos para produzir são transformados em produtos utilizados por muito pouco tempo e que depois são desprezados, sendo, por fim depositados em praias, parques, ruas ou aterros sanitários. Lá permanecerão por décadas ou mesmo séculos até se decomporem.
13 Imagem:
 Alunos jogando basquete com bolas de papel representando lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.