sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ecobrinquedoteca

1 Objetivos: estimular o brincar livre, a criatividade e refletir sobre a utilização inteligente de resíduos sólidos, através de atividades lúdicas, como também, ser um espaço para observar os alunos e interpretar a sua realidade através do lúdico.

1.1 Objetivo cognitivo: aprender a reutilizar materiais alternativos no dia-a-dia.
1.2 Objetivo afetivo: verificar o quanto é possível reutilizar materiais.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as valências físicas, como por exemplo a resistência, a força, a velocidade e a agilidade.


2 Eixo temático: recursos tecnológicos.

3 Conteúdo: reaproveitamento de materiais.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: crianças.


6 Número de participantes: de 15 a 30 alunos conforme o tamanho da ecobrinquedoteca.


7 Material: brinquedos confeccionados a partir de sucatas, como por exemplo: garrafas pet, latas, embalagens, bandejas etc.

8 Tempo: em torno de 35 a 40 minutos.


9 Formação: livres na sala.


10 Procedimento: a Ecobrinquedoteca é um espaço que visa . É um espaço alegre, colorido, diferente, onde os alunos desenvolvem a imaginação, sem medo de serem punidos e cobrados. A Ecobrinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social, comunitária e ecológica. A Ecobrinquedotecas pode ter brinquedos variados, confeccionados a partir da utilização inteligente de resíduos sólidos, como por exemplo: garrafas PET, caixas de papelão, bandejas de ovos, jornais, latas etc. Brinquedos que vão realizar sonhos, desmistificar fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente, e que estimule uma postura ecologicamente correta. Quando uma criança entra na Ecobrinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria e a magia do espaço. Sendo um ambiente para estimular a criatividade e a consciência ecológica, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização.

11 Autoavaliação: ao final da atividade formar uma roda e solicitar para cada aluno verbalizar os seus sentimentos, emoções, alegrias e desprazeres durante as brincadeiras, como também solicitar que falem do que mais gostaram de brincar e do que brincaram, se construíram alguma coisa etc.

12 Refletindo: é neste espaço que podemos observar melhor o desenvolvimento dos alunos, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades e do cuidado com o meio ambiente.


13 Imagem:

   

             
               

    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.