sábado, 14 de novembro de 2009

Basquelixo

1 Objetivo geral: refletir com os alunos a questão dos três Rs e os problemas da não colocação do lixo no lixo.

1.1 Objetivo cognitivo: aprender a teoria dos 3 Rs.
1.2 Objetivo afetivo: conscientizar-se da importância de colocarmos o lixo no lixo. 1.3 Objetivo motor: jogar e aplicar os fundamentos do basquete


2 Eixo temático: recursos tecnológicos.

3 Conteúdo: lixo.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: duas equipes com 5 jogadores em cada uma.

7 Material: bolas de papel (jornal), com figuras de alimentos e embalagens de metal, vidro, plástico e papel fixadas em cada uma.

8 Tempo: 40 minutos.

9 Formação: os alunos devem formar duas equipes de 5 alunos em cada uma.

10 Procedimento: os alunos jogam basquete com bolinhas de papel (jornal), que representam o lixo do nosso dia a dia. Cada equipe deve colocar o maior número de lixo na sua cesta (saco de lixo), a qual um representante da sua equipe está segurando em cima de uma mesa (ver imagem). Cada vez que uma bolinha é encestada, é fornecida outra para que o jogo continue. Vencerá a equipe que tiver o maior número de bolinhas no interior da cesta (saco de lixo).

11 Autoavaliação: ao final avalia-se a experiência, descobertas e sentimentos. Questões que podem ajudar:
- Como se sentiu? Por quê?
- Durante o jogo o que você percebeu?
- Qual foi a conclusão que você chegou ao término do jogo?

12 Refletindo: após o jogo, conversamos sobre a teoria dos três R’s, (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e concluímos que a natureza agradeceria se a ordem de prioridade fosse a citada, e que reduzir é a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservação dos recursos naturais. Reutilizar também é importante, mas demanda muito poder de imaginação, de pouca tecnologia ou de mudança da forma de destinação do resíduo, como a volta do uso dos cascos retornáveis. E, finalmente, reciclar, ou seja, aproveitar a matéria-prima embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, como os pneus, para produzir tapetes de borracha. A rigor, todo passo que se pretenda dar e que envolva resíduos, principalmente na introdução em nossas vidas de novos descartáveis, deve ser precedido de muita discussão, visto que as consequências poderão ser de difícil de controle.

13 Imagem:

 Alunos jogando basquete com bolas de papel representando lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.