sábado, 14 de novembro de 2009

Troquem de lugar todos aqueles que...

1 Objetivo geral: adquirir comportamentos e atitudes ecológicas de todos nós em relação ao rio.
1.1 Objetivo cognitivo: proporcionar o conhecimento de hábitos e atitudes do dia-a-dia que possam influenciar positiva ou negativamente na vida de um rio.
1.2 Objetivo afetivo: possibilitar o interesse em preservar e cuidar melhor dos nossos rios.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as habildades motoras de velocidade de reação e velocidade.

2 Eixo temático: ambiente.

3 Conteúdo: poluição e importância dos rios.

4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).

5 Público alvo: crianças.

6 Número de participantes: de 15 a 35 pessoas.

7 Material: bambolês ou aros.

8 Tempo: em torno de 30 minutos.

9 Formação: essa atividade pode ser realizada com bambolês ou com círculos desenhados no chão, sendo que os alunos devem estar dispostos em uma roda.

10 Procedimento: cada aluno deve estar dentro de um bambolê ou círculo desenhado. Alguns alunos podem ficar no centro da roda sem bambolê ou círculo (ver imagem). Cada vez que o professor citar uma atitude, em relação ao arroio, já efetuada pelo aluno, estes devem trocar de lugar o quanto antes. Quem ficar sem um bambolê ou círculo aguarda a próxima vez para entrar em um destes (só pode ficar um aluno dentro de cada bambolê ou círculo). A seguir seguem as atitudes anunciadas pelo professor.
a) Troquem de lugar todos aqueles que já jogaram lixo no rio.
b) Troquem de lugar todos aqueles que já pescaram no rio.
c) Troquem de lugar todos aqueles que já viram esgoto sendo lançado no rio.
d) Troquem de lugar todos aqueles que já se banharam nas águas do rio.
e) Troquem de lugar todos aqueles que já tiraram de dentro do rio algum tipo de lixo.
f) Troquem de lugar todos aqueles que já beberam água do rio.
g) Troquem de lugar todos aqueles que já viram peixes dentro do rio.
h) Troquem de lugar todos aqueles que já viram uma ave se banhar no rio.
i) Troquem de lugar todos aqueles que já viram animais bebendo água do rio.
j) Troquem de lugar todos aqueles que já viram erosão nas margens do rio.

11 Autoavaliação: após o desenvolvimento do ritual final da atividade, convidei os alunos para avaliarem a proposta, a produtividade e a aquisição de conhecimentos adquiridos após o jogo, conforme o modelo abaixo .
a) Como você viu a atividade proposta hoje?
b) Do que você gostou mais hoje? Por quê?
c) A atividade foi produtiva para você? Comente a sua resposta.
(  ) Não. ( ) Razoavelmente. ( ) Não sei dizer. ( ) Totalmente.
d) Desenhe o contorno da mão e coloque uma cor e um conhecimento adquirido em cada dedo.

12 Refletindo: após a brincadeira, aprofunda-se o assunto conversando sobre os comportamentos e atitudes de todos nós em relação ao rio. Embora muitas soluções sejam buscadas, em várias esferas, todos nós podemos colaborar para que a água doce não falte no futuro. A preservação, economia e o uso racional da água devem estar presentes nas atitudes diárias de cada um. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer perigosas consequências num futuro pouco distante.

13 Imagem:

 Alunos prontos para jogar “Troquem de lugar todos aqueles que...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.