segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Borrifador

1 Objetivo: observar a ação da pressão atmosférica.
1.1 Objetivo cognitivo: entender o funcionamento da diferença de pressão.

1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.

2 Eixo temático: terra e universo.

3 Conteúdo:  diferença de pressão.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: 3 pessoas por borrifador.

7 Tempo: em média de 15 minutos.

8 Material: 1 canudinho de refresco e um copo com água.

9 Formação: em pequenos grupos de 3 pessoas.


10 Procedimento: corte um canudinho de refresco em duas partes: uma delas com 5 cm de comprimento, no máximo. Coloque a parte menor num copo com água e com a outra parte assopre de modo a criar uma corrente de ar que passe tangenciando o orifício do pedaço do canudo que se encontra na água. Se preferir, você pode usar o vento produzido por um secador de cabelo ao invés de assoprar.

11 Autoavaliação: pergunta-se aos alunos: Por que a água sobe pelo canudinho? A água sobe pelo canudinho. Tendo menor pressão que a atmosférica, a corrente de ar faz com que se estabeleça uma diferença de pressão entre as extremidades do canudinho imerso na água, fazendo com que a água suba pelo canudinho e se misture com o ar.

12 Refletindo: apertar um borrifador de plantas, por exemplo, produz a mesma situação. O ar é forçado através de um canudo e a água sobe por causa da diminuição da pressão e é espirrada para fora em gotinhas. Você já sabe que outra maneira de fazer a água subir no canudo vertical é colocar a boca na sua extremidade superior e chupar. Quando você chupa, está diminuindo a pressão dentro do tubinho, fazendo também com que a água suba nele até atingir a sua boca.

13 Imagem:

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