sábado, 14 de novembro de 2009

Bola dentro bola fora

1 Objetivos: possibilitar um debate na turma sobre a problemática do lixo na sociedade atual.

1.1 Objetivo cognitivo: refletir sobre os problemas ocasionados pelo lixo.
1.2 Objetivo afetivo: participar do debate sobre os problemas que o lixo pode causar.
1.3 Objetivo motor: possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora fina, agilidade e habilidade.


2 Eixo temático: tecnologia e sociedade.


3 Conteúdo: problemas do lixo.


4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes.


6 Número de participantes: um brinquedo por pessoa.

7 Tempo: em torno de 20 minutos.


8 Material: 2 garrfas PET, estilete, ou faca, fita adesiva larga, bolinhas de gude, mas podem ser miçangas grandes.

9 Formação: jogo individual, podendo-se criar desafios em duplas, trios etc.


10 Procedimento: na primeira garrafa PET faça uma linha 2-3 dedos abaixo da linha onde fica a parte do rótulo. E também na parte de baixo. Corte as duas extremidades. Jogue fora a parte do meio. Junte o fundo com o pedaço de cima. Una com fita adesiva larga, bastante, se tiver colorida melhor. Na outra garrafa, desenhe uma linha quase na base, uns 2-3 dedos (de baixo pra cima). Corte fora, mas reserve a base. Corte na linha, todo ao redor. Coloque as bolinhas de gude dentro das garrafas. Encaixe a outra parte de baixo (q vc tinha reservado), na abertura de cima. Feche com bastante fita adesiva, se tiver colorida, melhor. O objetivo é conseguir colocar as bolinhas dentro da garrafa menor! Por fim a brincadeira, ninguem resiste!

11 Autoavaliação: pode-se questionar os alunos ao final da atividade sobre as suas dificuldades com o jogo e principalmente sobre a opinião deles sobre possíveis soluções para reverter a situação do lixo na sua comunidade.


12 Refletindo: Através deste brinquedo pode-se abordar a problemática do plástico, já que este material é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado. O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum. A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de plástico gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em empresas e cooperativas de catadores e recicladores de materiais reciclados. Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plástico é a separação e coleta seletiva do Plástico. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de plástico. Esta é uma atitude extremamente positiva e ecologicamente correta.









          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.