segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cartolina grudenta

1 Objetivo: comprovar por meio da experiência a existência da pressão atmosférica.
1.1 Objetivo cognitivo: trabalhar os conteúdos da pressão atmosférica.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a criatividade.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.

2 Eixo temático: terra e universo.

3 Conteúdo: pressão atmosférica.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: 2 alunos por experiência.

7 Tempo: em torno de 15 minutos.

8 Materiais: cartolina, copo, água, tesoura.

9 Formação: em duplas.

10 Procedimento: encha o copo com água.  Recorte um pedaço da cartolina (deve ser maior que o tamanho da boca do copo).  Deslize a cartolina sobre o copo, tapando-o. Vire o copo de cabeça para baixo e levante o copo.

11 Autoavaliação: pergunta-se aos alunos por que a cartolina não cai, segurando toda a água dentro do copo.

12 Refletindo: a pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força de baixo para cima na cartolina, maior que o peso da água do copo. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima da água por causa do copo, a água não cai.

13 Imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.